Na manhã do dia 12 de dezembro de 2020, a 13ª turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO), turma Governador Flávio Dino, foi recepcionada na Academia de Bombeiros Militar “Josué Montello” (ABMJM), após o encerramento da 13ª edição da Sobrevivência em Regiões Inóspitas que marca o final de mais um ciclo.
Essa etapa normalmente acontece nos meses do meio do ano, mas como 2020 foi atípico, devido à pandemia do corona vírus, a sobrevivência só pôde acontecer neste mês, após a coordenação do curso analisar a melhor maneira para que as medidas de segurança fossem respeitadas.
A disciplina foi coordenada pela Major BM Nívea Melo, comandante da ABMJM, e Cap BM Freire, subcomandante da ABMJM, contando com o apoio dos militares Maj BM Campos, Cap BM Igor, Ten BM Calisto, Ten BM Gilzimary, Ten BM Nunes, Ten BM Eduardo, Ten BM Allan Kardec, Ten BM Barros, Asp BM Lincon, Asp BM Nheyder e ST BM Beneval na equipe de instrutores. Além de outros militares responsáveis pela logística das instruções da disciplina. Essa equipe foi composta visando proporcionar aos 31 cadetes do CFO BM conhecimentos e experiências de sobrevivência que servirão para suas carreiras e suas vidas no geral.
O foco das instruções foi na sobrevivência em regiões inóspitas, nas quais foram ministradas técnicas de: Obtenção de Fogo, Obtenção de Água e Purificação, Confecção de Abrigo, Obtenção de Alimento (Vegetal e Animal) e trato dos alimentos, Orientação e Navegação Noturna, Ação de Campo e Comando, APH de Imobilização com Materiais Naturais, etc.
Além disso, a coordenação teve o cuidado para que o conteúdo fosse ministrado em ambiente com 4 tipos de biomas: mata fechada, área de manguezal, descampado e praia, nos quais os cadetes vivenciaram importantes situações que podem acontecer no serviço bombeiro militar.
Ao término da disciplina, a Major BM Nívea Melo, comandante da ABMJM, proferiu algumas palavras de agradecimento na solenidade “esse é um momento de alegria e satisfação na ABMJM, pois a 13ª turma termina agora mais uma etapa do Curso de Formação de Oficiais, que para muitos militares é a etapa mais difícil do curso. Hoje, só tenho a agradecer e parabenizar! Primeiro eu Agradeço a Deus por termos conseguido alcançar nossos objetivos e todos estarmos aqui juntos e bem, sem alterações! Agradeço ao Comandante- geral, Cel Célio Roberto, pelo apoio dado ao comando desta academia na realização dessa sobrevivência. Agradeço também a todos que de alguma forma contribuíram para que esse momento fosse possível. Agradeço aos pais e familiares pela confiança na corporação e apoio incondicional aos cadetes nessa longa trajetória de 3 anos de curso, pois a família é essencial na vida do cadete! Estou certa de que após os conhecimentos adquiridos na sobrevivência, a 13ª turma está preparada para iniciar mais uma etapa da vida castrense.”, comentou a major.
Na oportunidade, a mãe do cadete Filipe Oliveira, componente da 13ª turma, falou um pouco sobre o que sentiu durante essa semana que o filho estava ausente “hoje é o dia mais feliz da minha vida, pois o meu filho está de volta, mas a semana foi bastante angustiante, pois sabia que ele passaria por momentos difíceis. Agradeço primeiramente a Deus por ter cuidado dele nesses últimos dias, mas também à toda coordenação que esteve apoiando a turma e tranquilizando os familiares até que o dia de hoje chegasse. Sei que após os conhecimentos que meu filho recebeu nessa disciplina ele não está mais preparado somente como bombeiro, mas como pessoa”, disse a mãe do cadete.
O Comando do CBMMA, parabeniza a 13ª Turma, pelo término de mais essa importante etapa ao longo da sua formação, marcada por muito esforço, dedicação, comprometimento e união. Aos instrutores, monitores e toda a equipe de apoio envolvida na realização de mais uma sobrevivência em Regiões Inóspitas, agradeço por todo esforço desempenhado na nobre missão de formação dos futuros oficiais da corporação.