A participação da população nas capturas de foragidos da Justiça mais uma vez tem sua importância reforçada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Para isso, semanalmente, a pasta divulga informações sobre os nomes que constam na lista do Programa Estadual de Recompensa, que tem como objetivo estimular o auxílio dos cidadãos nas operações policiais e nas investigações criminais a cargo dos órgãos estaduais de segurança pública.
Um dos principais nomes da lista é o de Eupídio Fernandes da Rocha, 30 anos. O “Abel”, como é conhecido, é investigado por chefiar uma organização criminosa com atuação no bairro Sapiranga, em Fortaleza, e também em municípios que integram o Litoral Leste do Ceará. Atualmente, possui mandados de prisão por tráfico de drogas e associação para o tráfico, além de responder criminalmente por homicídio. O valor da recompensa para quem repassar informações que cheguem a “Abel” é de R$ 6 mil.
“Ele chefia o grupo criminoso nos municípios de Beberibe, com influência também em Fortim e Aracati. Em Beberibe, o reduto dele é a região de Sucatinga, onde ele arregimentou comparsas para atuação no tráfico de drogas. A prisão dele é importante porque cortaria o cérebro de toda a organização que atua naquela região. Ele é muito perigoso e vem sendo procurado há algum tempo tanto pela Polícia Civil quanto pela Polícia Militar”, destacou o delegado Regional de Aracati, Huggo Leonardo.
Outro nome que consta na lista do Programa Estadual de Recompensa é o de Gilderlan Soares Granja, 28 anos. Conhecido por “Condadinho”, ele é apontado como chefe de um grupo criminoso com atuação no Vale do Jaguaribe. Com cinco mandados de prisão em aberto por crimes como homicídios e porte ilegal de arma de fogo, o homem responde a onze inquéritos policiais, sendo cinco homicídios consumados e um tentado, além de dois procedimentos porte ilegal de arma de fogo, um por estelionato, um por tráfico de drogas e outro por roubo. O valor da recompensa para quem repassar informações que cheguem a “Condadinho” é de R$ 7 mil.
“Ele é envolvido na morte do subtenente PM Herbênio, comandante lá de Jaguaretama. Ele faz parte também do mesmo grupo que matou o soldado Hudson, crime ocorrido trinta dias antes, durante uma troca de tiros após um acionamento para um roubo a residência, no mesmo município”, disse o delegado Municipal de Jaguaretama, Luciano Barreto.
Pagamento
Para receber o valor da recompensa, será observada a relevância da informação para a localização de pessoas que estejam com mandado de prisão pendente de cumprimento. Se a denúncia for determinante para o resultado que se pretende atingir, a comissão deliberará sobre o pagamento dos valores após análise do relatório feito pela autoridade policial encarregada da investigação. A premiação será dividida igualmente nos casos em que mais de uma informação for determinante para o desfecho da missão. Aquele que prestar informações falsas ou de má-fé responderá civil e criminalmente.
Critérios de participação
Qualquer pessoa poderá colaborar com o envio de denúncias, exceto os agentes de segurança pública e servidores administrativos dos órgãos que compõem a Comissão Estadual do Programa de Recompensa. A participação de parentes dos agentes de segurança pública e dos servidores também é vedada.
Disque 181
O Disque-Denúncia é o canal disponibilizado para o recebimento de informações que auxiliem os órgãos de segurança pública do Ceará. As ligações são gratuitas e os números telefônicos não ficam registrados no sistema. O sigilo é garantido.