A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT), em ação conjunta com a Secretaria da Economia, deflagrou, nesta quinta-feira (17), a Operação Laranja Mecânica, que tem como alvo empresários, contadores e “laranjas” que compunham associação criminosa instalada nesta capital com fito de sonegar tributos no ramo de comércio de bebidas.
Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão nos municípios de Goiânia e Aparecida. No cumprimento das ordens foram apreendidos celulares, computadores e documentos que comprovam as práticas delituosas.
As investigações indicam que a associação criminosa criava empresas de fachada em nome de interpostas pessoas, “laranjas”, com finalidade de comercializar bebidas sem recolhimento de tributos.
Levantamento da Secretaria da Economia indica que os valores sonegados a título de ICMS superam a casa dos R$ 2 milhões de reais. O órgão agora segue em busca de recuperar esses valores em prol do erário goiano.