Rio de Janeiro/RJ. Nesta terça-feira, 1/10, a FICCO/RJ cumpriu três mandados de prisão contra integrantes da organização criminosa responsável por praticar pelo menos nove atentados contra agências da Caixa Econômica Federal (Caixa) na Região Metropolitana do Rio de Janeiro entre os anos de 2022 e 2023.
Os três alvos da operação já se encontravam custodiados em virtude de prisão em flagrante, ocorrida em maio de 2023, quando 11 homens foram presos por tentativa de roubo a uma agência da Caixa localizada na Ilha do Governador, bairro na Zona Norte do Rio.
No entanto, após levantamentos de dados e troca de informações, foi identificada a participação dos presos em outros cinco atentados de mesma natureza, o que resultou no cumprimento das respectivas ordens judiciais nesta terça-feira.
O modo de atuação da organização criminosa está alinhado à modalidade ‘’Novo Cangaço’’, na qual seus integrantes ocupam diversas funções: explosivistas, seguranças, vigilantes e líderes.
A FICCO/RJ, Força Integrada de Combate ao Crime Organizado, é uma força-tarefa composta pela Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e tem por objetivo realizar uma atuação conjunta e integrada no enfrentamento ao crime organizado e violento no estado do Rio de Janeiro.
Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro
scs.srrj@pf.gov.br | www.gov.br/pf
(21) 2203-4404
FONTE: Polícia Federal