- PUBLICIDADE -

Já imaginou um policial sem coragem?

Sempre que ligo a Tv e vejo as reportagens sobre o Haiti uma palavra vem a minha mente. Vendo o sofrimento daquele povo ao longo do tempo essa palavra toma força. Ela representa o povo haitiano, mas está intimamente ligada a minha profissão. A coragem desse povo me deixa impressionado!
Hoje gostaria de falar sobre a CORAGEM, mas antes gostaria de fazer um comentário que não quer calar. Nos últimos dias tenho conversado com vários amigos que estiveram em missão fora do Brasil, alguns estiveram no Haiti, e todos estão impressionados com o silêncio de nossa Corporação, no que se refere ao Tenente desaparecido naquele país.
Todos os dias entro no site da PMDF e não vejo nenhuma nota se quer. Nenhuma palavra de incentivo a família! Nada. O silêncio às vezes pode se tornar a maior representação da indiferença da Corporação com os seus integrantes. Afinal, quanto vale um desses integrantes? Prefiro deixar no ar essa pergunta, para que ela ecoe em nossas mentes e nos faça refletir sobre nosso descaso. Não esperamos muito, somente uma palavra de incentivo!
Voltando ao assunto de hoje: Líderes, administradores, policiais e pessoas que querem fazer a diferença nesse mundo devem ter CORAGEM!!
VOCÊ JÁ IMAGINOU UM POLICIAL SEM CORAGEM?
JÁ PENSOU EM TRABALHAR COM UM COVARDE?
Essa deve ser uma das principais caraterísticas desse profissional. É provável que a primeira coisa que passe pela sua mente, quando se fala em coragem, seja a visão daquele indivíduo que enfrenta todas as convenções e expectativas para realizar algo inusitado, que contraria as regras sem receio das consequências…Que dirige a 200 km/h em uma ocorrência, que atira sem saber para onde, que vai de “peito aberto” para um tiroteio e faz muitas outras coisas…Mas coragem é isso?
Durante anos nossa Corporação nos passou uma imagem do que seja a verdadeira CORAGEM. Lembro-me da semana zero no curso, onde aprendi que todo dia é o último dia da minha vida. Lembro-me do juramento de defender a sociedade mesmo com o risco de minha vida…Lembro-me de tanta coisa que me parecia ato de coragem, mas que às vezes não passou de “burrice” ou “imaturidade”! Mas o que é coragem?
Não definirei com minhas palavras, mas colocarei algumas definições para clarear sua mente, nobre leitor. Escolha uma ou mais e absorva esse conceito. Coloque em prática a CORAGEM que existe dentro de você!
A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras. (Winston Churchill)
A coragem é a virtude do estadista. Sem ela, todas as outras virtudes desaparecem na hora do perigo. (Winston Churchill)
Ninguém tem o direito de se gabar a respeito de sua coragem se nunca esteve em perigo. (La Rochefoucauld)
Em minha opinião, a grande coragem é a prudência. (Eurípedes)
Coragem é resistência ao medo, domínio do medo, e não ausência do medo. (Mark Twain)
É corajoso quem teme o que se deve temer, e não teme o que não se deve temer. (Leon Tolstoi)
Coragem é ter a capacidade de agir apropriadamente mesmo quando a pessoa está morrendo de medo. (Omar Bradley)
Uma grande quantidade de talento é desperdiçada por falta de um pouco de coragem. (Sydeney Smith)
Ter coragem não é algo que exija qualificação excepcionais, fórmulas mágicas ou combinações especiais de hora, lugar e circunstância. É uma oportunidade que, mais cedo ou mais tarde, se apresenta a cada um de nós. (John Fitzgerald Kennedy)
A diferença entre o homem comum e o guerreiro é que o guerreiro encara tudo como desafio, enquanto o homem comum encara tudo como benção ou maldição. (Carlos Castañeda)
A bravura provém do sangue; a coragem do pensamento. (Napoleão Bonaparte)
A vida se contrai e se expande proporcionalmente a coragem do indivíduo. (Anais Nin)
É muitas vezes nas pequenas coisas, e não nas grandes, que se conhece as pessoas corajosas. (Baldassare Castiglione)
O sucesso nunca é definitivo e o fracasso nunca é fatal. É a coragem que conta. (George F. Tiltonood)
A um coração valente nada é impossível (Jaques Coeur)
Devemos construir diques de coragem para conter a correnteza do medo. (Martin Luther King)
É bom deixar claro que nenhuma dessas pessoas sugere que coragem é tomar decisões impensadas ou que significa fazer feitos irracionais, só para demonstrar força, como fazemos às vezes pelas ruas…
A pessoa de coragem não se sente na obrigação de provar nada para ninguém! Nós policiais não temos que provar nada para a sociedade, a coragem já veio conosco! Faz parte de nós!

Aderivaldo Cardoso
Aderivaldo Cardosohttps://policiamentointeligente.com
Especialista em segurança pública e cidadania, pós graduado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília
Notícia anteriorQuem faz a diferença!
Próximo notíciaA comunição e a liderança!
- PUBLICIDADE -

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -