- PUBLICIDADE -

O que é empoderamento?

Por diversas vezes utilizei o termo “EMPODERAMENTO” nesse espaço, mas creio que alguns podem não ter entendido o significado por completo. E se entenderam agregarei valor a esse conhecimento.
Ao entrar no blog do meu amigo, blogueiro, comandante e garoto propaganda (rrss ela sabe o por quê – rsr), Major Sant´Anna, achei uma definição interessantíssima que vale a pena compartilhar com os senhores.
Aproveito para indicar o texto na íntegra, pois aqui postarei apenas o conceito que nos interessa. Lá vocês terão acesso a maiores informações sobre o “empoderamento” e a necessidade de capacitação contínua!
Lembro aos leitores que o conhecimento é poder, quando bem direcionado, com objetivos claros!
Segundo Ferdinand Cavalcante Pereira, Doutor em Sociologia, Empoderamento significa em geral a ação coletiva desenvolvida pelos indivíduos quando participam de espaços privilegiados de decisões, de consciência social dos direitos sociais. Essa consciência ultrapassa a tomada de iniciativa individual de conhecimento e superação de uma situação particular (realidade) em que se encontra, até atingir a compreensão de teias complexas de relações sociais que informam contextos econômicos e políticos mais abrangentes.
O empoderamento possibilita tanto a aquisição da emancipação individual, quanto à consciência coletiva necessária para a superação da “dependência social e dominação política”. Enfim, superação da condição de desempoderamento das populações pobres, as quais segundo Nyerere (1979), não podem se desenvolver se não tiverem poder.
Fonte: Blog do Major Sant´Anna

Aderivaldo Cardoso
Aderivaldo Cardosohttps://policiamentointeligente.com
Especialista em segurança pública e cidadania, pós graduado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília
- PUBLICIDADE -

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -