Uma equipe de policiais militares do Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães) realizou a abordagem de um homem suspeito de aplicar o golpe da falsa venda de celular na Rodoviária Interestadual de Brasília neste domingo (7). A ação ocorreu durante uma operação de combate ao tráfico de drogas e armas de fogo no local.
O indivíduo foi reconhecido por um dos componentes da equipe, que se lembrou de uma prisão anterior efetuada pelo BPCães em março de 2022, na mesma rodoviária, pela prática idêntica do golpe.
A equipe de policiais militares, que utilizava o cão farejador K9 Paçoca na varredura, realizou a abordagem do suspeito diante da fundada suspeita de que ele estaria novamente cometendo atos ilícitos.
Durante a abordagem, foi encontrado com o homem um artefato falso confeccionado para simular um aparelho celular. O objeto era composto por um pedaço de cerâmica e um pedaço de papelão, cuidadosamente recortados e encaixados em uma capa de celular. O falso aparelho estava embalado em um saco de tecido preto, com um nó na ponta, para dificultar a percepção da vítima durante a troca.
O homem confessou à equipe que havia saído de casa para aplicar o golpe e conseguir dinheiro, aproveitando-se do fato de o transporte público ser gratuito aos domingos. O suspeito também carregava em sua carteira um cartão bancário e um cartão de acesso ao transporte público de pessoas especiais, ambos em nome de terceiros, além de seus pertences pessoais.
O detido foi conduzido à 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP) para a apreciação dos fatos e verificação de possíveis registros de vítimas do golpe. Na Delegacia, a Polícia Civil informou que os cartões em nome de terceiros possuíam apenas registro de extravio.
Como não havia vítima presente para o registro do flagrante de estelionato ou roubo, o indivíduo foi qualificado na ocorrência e liberado pela Polícia Civil. O falso aparelho celular (cerâmica e papelão) e o celular do suspeito foram apreendidos pela PCDF para futuras investigações.
Centro de Comunicação Social da PMDF
PMDF – Muito mais que segurança
Fonte: PMDF
