Fotos: Millai Farkas CCS/PMDF
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) participou, na manhã desta sexta-feira (17), do seminário denominado “Uso Diferenciado da Força pelos Agentes de Segurança Pública”, no auditório Promotor de Justiça Andrelino Bento Santos Filho, localizado no edifício sede do Ministério Público do Distrito Federal e Território (MPDFT). O evento contou com a participação de autoridades civis e militares.
O seminário teve por objetivo discutir políticas públicas sobre o uso diferenciado da força, como protocolos de atuação, índices de letalidade policial em diversas regiões do país, normativas internacional e nacional, uso de câmeras corporais e saúde mental dos policiais. Dando início a solenidade, a Promotora de Justiça do Núcleo de Investigação e Controle Externo da Atividade Policial (Ncap)/MPDFT, fez o uso do palavra, dizendo que a atividade policial é essencial à segurança pública, e que também cabe ao Ministério Público zelar este compromisso, respeitando sempre os cidadãos.
Representando a Corporação, o Coronel Adão Teixeira de Macedo, Comandante-Geral da PMDF, também discursou. De acordo com o Coronel, esta é uma temática relevante, precisando ser discutida diariamente. “O uso diferenciado da força é um debate constante em nossa Instituição, onde o agente público precisa ter capacidade de avaliação da circunstância, utilizando adequadamente a força”.
O tópico sobre a utilização de câmeras corporais foi mencionado na palestra. Segundo o Comandante-Geral, isso serve para a proteção do agente de segurança pública e do cidadão. “Existe um entendimento sobre como controlar a situação com o uso deste equipamento, tornando-se perceptível a diminuição do uso da força e da letalidade policial militar”, disse.
Além disso, a saúde mental dos policiais foi outro assunto levantado, onde é necessário buscar ajuda no crescimento de casos que afetem a tropa. “Elogiamos a iniciativa do MPDFT, deixo aqui nossa admiração. É uma honra participar deste momento representando a PMDF. São temas sensíveis que precisam da devida atenção”, encerrou o Coronel Adão.
Centro de Comunicação Social da PMDF
PMDF- Muito mais que segurança