A aula inaugural do XXI Curso de Policiamento Ambiental (CPA/2023) da Polícia Militar do Distrito Federal foi realizada nesta segunda-feira (27.02), no auditório do Colégio Militar Tiradentes – Setor Policial Sul, em Brasília.
O Curso promovido pelo Departamento de Educação e Cultura (DEC) é coordenado pelo Batalhão de Policia Ambiental (BPMA), conta 34 policiais matriculados de diferentes unidades e do subcomandante do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental do Mato Grosso, Major Freitas e do Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Nacional do Paraguai, capitão Rosalva. A capacitação possui uma carga horária de 550 h/a e segue até o dia 28 de abril.
O objetivo do curso é proporcionar conhecimentos relativos à temática ambiental quanto à cultura e meio ambiente em zonas urbanas e rurais, tais como o impacto do crescimento populacional, inclusão social, sustentabilidade, patrimônio natural e cultural, entre outros assuntos, bem como conscientizar o profissional da importância da conservação e preservação do meio ambiente.
Abrindo a primeira aula do curso, a comandante do Centro de Políticas de Segurança Pública (CPSP) da PMDF, major Isabela Cristina ressaltou a importância da capacitação dos policiais militares para servir e proteger o meio ambiente e a comunidade, a fim de combater os crimes ambientais. “Esse curso é muito importante porque capacita nossos policiais a realizar o trabalho de forma técnica, como por exemplo, realizando ações preventivas forma legal”. Disse a major Isabela
O comandante do BPMA, coronel Fábio Margarido Pereira explicou que o curso se baseia na legislação ambiental. “Os policiais militares são instruídos quanto à proteção da fauna, flora e recursos hídricos, resgate e manejo de animais silvestres em situação de risco, manejo e contenção de ofídios e animais peçonhentos, confecção de termos circunstanciados ambientais, legislação ambiental, aliado à doutrina de operações de policiamento e fiscalização ambiental.” Ressaltou o coronel Fábio Pereira.
O evento contou com a presença do Chefe do Departamento de Educação e Cultura, coronel Rodrigo Moreira de Souza, do Chefe do Departamento de Operações, coronel Alcenor Pereira dos Santos, do Chefe do Centro de Inteligência, coronel Reginaldo de Souza Leitão e do chefe da Diretoria de Especialização e Aperfeiçoamento, coronel Elisson Fernandes de Castro.