A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), por meio de seu Centro Médico (CMED), promoveu o evento referente à campanha do “Novembro Azul”, na tarde de quinta-feira (23), no auditório do Colégio Militar Tiradentes (CMT), localizado no Setor Policial Sul. A palestra contou com a presença de autoridades militares.
De acordo com a Coronel Juliana Rocha, do CMED, esta campanha é dedicada à conscientização sobre a saúde masculina, com ênfase na prevenção do câncer de próstata, doença que é a principal causa de morte, por câncer, nos homens. “O cuidado é fundamental, pois o diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso no tratamento, com índices de cura próximos dos 90%. Outro fator positivo é incentivar hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada e a prática regular de exercícios físicos, contribuindo para a manutenção da saúde prostática”, disse.
A Coronel também informa que, com base em estudos científicos, o exame de PSA (antígeno prostático específico) é uma ferramenta valiosa na identificação antecipada de alterações na próstata, no entanto, é importante destacar que resultados elevados não são necessariamente indicativos de câncer, podendo ser influenciados por diversos fatores. Ainda no auditório, algumas palestras foram ministradas, como a do 1° Tenente Luiz Fernando de Sousa Meireles, médico urologista, cujo tema foi: “Câncer de próstata, por que rastrear?”.
O Tenente abordou que muitos falecimentos ocorrem por conta desta doença, sendo necessária a busca por devidas providências. “O momento do diagnóstico fará grande diferença na resolução dos problemas, já que, nos estágios iniciais, o câncer de próstata é assintomático, ou seja, não apresentará sintomas”.
Em seu ponto, ele ainda discursou sobre tipos de tratamento/exames, sintomas, sequelas (em caso da pessoa não cuidar da doença), consequências, entre outros. Seguindo, os demais oficiais palestrantes continuaram com suas apresentações, reiterando o valor desta ação.
Centro de Comunicação Social da PMDF
PMDF- Muito mais que segurança