Todos os anos, na cerimônia do Dia da Independência – 7 de setembro, Brasília torna-se palco de um dos mais tradicionais desfiles cívico-militares do país, reunindo milhares de pessoas ao longo do Eixo Monumental. Neste ano, será diferente a celebração do 199° ano da independência do Brasil, declarada em 1822.
Segundo o Ministério da Defesa a comemoração acontecerá no Palácio da Alvorada, residência oficial do Presidente da República e as Forças Armadas realizarão apenas uma cerimônia de hasteamento da bandeira nacional. Os eventos pelo segundo ano consecutivo serão restritos ao público e a apresentação do tradicional desfile cívico está suspensa, ainda em razão da pandemia da covid-19.
Ao contrário do desfile cívico, que ocorre tradicionalmente em Brasília, a data que se comemora a independência do Brasil será marcada por manifestações diversas que serão concentradas na área central.
A Polícia Militar do Distrito Federal planejou um esquema de segurança para o feriado. Na Esplanada dos Ministérios, o trânsito será interditado na altura do Museu da República, e a Praça dos Três Poderes ficará fechada para o público.
Na área central, haverá linha de revista policial no acesso aos manifestantes e será na altura dos viadutos que passam sobre a via L2.
Alguns itens não serão permitidos aos manifestantes. Entre eles estão: objetos cortantes e perfurantes, pedaços de madeira, cano de PVC e de ferro, mastros de bandeiras, fogos de artifícios, garrafas de vidros, álcool líquido (álcool em gel será permitido). Caso leve alimentos, coloque em sacos transparentes para que os policiais possam identificar facilmente. Recomenda-se não se esquecer de levar sua água, seu boné, passar protetor solar, pois nessa época do ano as temperaturas são elevadas.
O acesso às vias N1 e S1 será fechado na madrugada do dia 7, onde serão empregados policiais militares para a realização de patrulhamentos. Também serão montados pontos de contenção no acesso da Via L4 para a Via N1(Na altura do quartel do Corpo de Bombeiros Militar), além de outros 12 pontos previstos para a Esplanada, a fim de se manter a separação entre veículos e manifestantes, com prioridade na segurança das pessoas que estarão presentes e minimizando os impactos no trânsito da região.
As vias S2 (Até o anexo do Ministério das Relações Exteriores) e a N2 permanecerão livres à circulação de veículos.
A PMDF recomenda que sejam utilizados os estacionamentos da Plataforma Superior da Rodoviários e anexos dos ministérios para aqueles que desejam ir a área da Esplanada.
Já o fechamento da área próximo à Torre de TV ocorrerá às 06 horas do dia do evento, de acordo com o Major Keldison, Chefe do Planejamento do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), as pessoas que forem às manifestações da Torre de Tv, “recomendamos utilizarem os estacionamentos do Setor Hoteleiro Norte e Radio e Televisão Norte. Além disso, pedimos que seja mantido o respeito entre as pessoas e movimentos, dando espaço às manifestações de forma democrática, pois temos espaço suficiente para que todos exerçam seus direitos de manifestação e de livre expressão,” disse.
Ao longo da área da Torre de TV haverá linha de revista policial na altura dos viadutos que passam sobre a via W3.
O Metrô e as linhas de ônibus funcionarão normalmente com reforço em linhas mais demandadas.