Serviço de câmeras de monitoramento, viaturas, motocicletas, patrulhamento à pé garantem segurança 24h a aproximadamente 130 mil pessoas moradoras dos bairros Divinéia, Vila Luizão, Sol e Mar e bairros adjacentes.

O policiamento desenvolvido pela 1ª USC – Unidade de Segurança Comunitária, criada em 2013 com sede no Bairro da Vila Luizão, São Luís – MA, tem implementado ações diárias de prevenção e repressão à criminalidade e violência o que tem reduzido significativamente os números de delitos na região.

Outra estratégia importante desenvolvida pela PM para obter resultados positivos nas ações de segurança, é a aproximação e interação com à comunidade como estratégia da filosofia do policiamento comunitário. Por meio da interação com a comunidade, a PM passa a ter conhecimento mais preciso da realidade que atua, além de discutir problemáticas não só da área de segurança, mas de temas de saúde, direito e cidadania que incidem de certa forma no bem estar e segurança de todos.

O prédio da unidade disponibiliza espaços abertos para à comunidade como salas de conveniência e salas onde acontecem cursos profissionalizantes, eventos e reuniões periódicas.

Aliada às ações e projetos sociais, a área de policiamento conta com serviço de video monitoramento executado pelo Ciops – Centro Integrado de Operações de Segurança, da secretaria de Estado de segurança pública. O sistema conta com o funcionamento, 24h por dia, de dez câmeras instaladas em pontos estratégicos nas ruas e avenidas dos bairros. Essas câmeras estão em pleno funcionamento e são monitoradas por PMs no Ciops.

Segundo o comandante da 1ª USC, major Senilson Lima da Silva, a unidade tem intensificado o policiamento nas modalidades ostensiva, preventiva e repressiva por meio do patrulhamento das equipes Táticas do Grupo Tático Motorizado e Equipe Raio (motocicletas). O oficial destacou também o serviço da Ronda Comercial com a atuação de viaturas especializadas e o policiamento ostensivo a pé. Várias operações são desencadeadas como Operação Saturação, Operação Feira Segura, Operação Catraca, Fecha Quartel e outras. Essas ações, segundo o oficial,  resultaram em apreensão de armas de fogo, apreensão de drogas ilícitas, prisão em flagrante delito e prisão de foragidos da justiça.

O major Senilson enfatizou a queda dos números dos delitos, destacando a redução do crime de roubos a estabelecimentos comerciais que nos primeiros três meses deste ano, não houve registros desta ação criminosa e que nos meses de abril, maio e junho aconteceram onze registros.  Desses onze registros, os policiais agiram prontamente prendendo em flagrante oito dos criminosos.

“Esses resultados positivos são resultados do trabalho de equipe, dedicação dos policiais militares, do apoio da comunidade”, disse. Para ele os investimentos na área de tecnologia e equipamentos por meio da Secretaria de Segurança Pública do Estado foram fundamentais para o êxito das ações e o apoio e confiança do comandante geral no trabalho desenvolvido em prol da segurança e paz social.