A ação de um Vigilante Penitenciário Temporário (VPT), lotado na Colônia Agroindustrial do Regime Semiaberto de Aparecida de Goiânia, auxiliou a Polícia Militar do Estado de Santa Catarina na prisão de um foragido do sistema prisional goiano, no dia 06 de outubro. A ocorrência teve iniciou após o servidor de 29 anos, observar atentamente uma publicação em rede social.
Segundo a direção daquele estabelecimento prisional, pertencente à 1ª Coordenação Regional Prisional da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), ao analisar a postagem originária de uma cidade do interior de Santa Catarina, a qual pedia a sociedade auxilio solidário a um homem recém-chegado do Estado de Goiás, de imediato, o servidor o reconheceu como preso foragido da própria unidade em que trabalha.
A instituição procurou o responsável da publicação na rede social informando que o rapaz era preso foragido e que possuía mandado de prisão em aberto, além de informar à Polícia Militar de Santa Catarina, que a prisão do foragido.
O foragido responde pelos crimes de Lei 11340/2006 – Lei Maria da Penha e artigo. 157 da Lei 2848/1940.
A ação honrosa do servidor que há 01 ano e 06 meses executa suas atividades no sistema prisional goiano vai ao encontro das diretrizes estabelecidas pelo Governo do Estado em consonância com a DGAP para garantir um eficiente compromisso com a sociedade no dever do Estado para ordem e disciplina em ambiente carcerário.
Comunicação Setorial
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)