Brinquedos produzidos por custodiados da Penitenciária Odenir Guimarães (POG), foram entregues ao Governo de Goiás durante o lançamento do programa Goiás Social, que aconteceu em Americano do Brasil, nessa terça-feira (15/06). O novo programa é gerenciado pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS), em parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e coordenado pela primeira-dama Gracinha Caiado.
As peças foram fabricadas por meio do projeto de ressocialização Força do Bem. O projeto é uma iniciativa da Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP) e produz aproximadamente 200 brinquedos por mês. A Gerência de Produção Agropecuária e Industrial aproveitou a ocasião para ampliar a parceria com a OVG. A partir de agora, a entidade auxiliará na aquisição dos materiais necessários para a produção dos brinquedos, ampliando o alcance do Força do Bem.
Nesta nova perspectiva, a oficina de fabricação dos brinquedos, que hoje conta com o serviço de quatro presos, será permanente e ainda existe a possibilidade de abrir mais seis vagas para mão de obra carcerária. Toda a manufaturação será destinada às famílias em situação de vulnerabilidade social, como uma forma de possibilitar uma infância mais feliz para as crianças.
Durante o discurso de inauguração do Goiás Social, a primeira-dama agradeceu o apoio das forças de segurança e mencionou o diretor-geral da DGAP, tenente-coronel Rasmussen. “Todos eles fazem um trabalho para que o Goiás Social possa caminhar e dar certo. Sabemos que ninguém faz nada sozinho. Somos uma equipe. Um time de trazer resultados e deixar Goiás melhor” reconhece.
Goiás Social
O programa tem o objetivo de atender necessidades específicas de famílias vulneráveis socialmente, dentro dos critérios de renda, moradia e educação, determinados pelo Índice Multidimensional de Carência das Famílias Goianas (IMCF). Na primeira visita da OVG foram entregues itens diversos como andadores, brinquedos, cadeiras de rodas, colchões, enxovais para bebês, fraldas descartáveis, leites especiais para bebês, malhas compressivas para pessoas vítimas de queimaduras e muletas.
Ainda, das contemplações do benefício, destaca-se a reforma e construção de 94 casas para habitantes de Americano do Brasil, sendo que 30 delas foram entregues durante a cerimônia de inauguração programa. O Goiás Social envolve ações de secretarias estaduais e municipais, e está em fase de implantação nos municípios de Cavalcante, Edeia, Monte Alegre, Morro Agudo e Nova América.