A Polícia Penal de Goiás ganha mais 48 novos servidores. A solenidade de formatura da 4ª turma do Curso de Formação de Policiais Penal de 2021 ocorreu na manhã desta terça-feira (31/8), na sede da Escola Superior da Polícia Penal (ESPP), e contou com a presença do diretor-geral de Administração Penitenciária, tenente-coronel Rasmussen, do diretor adjunto Aristóteles Assal, do presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB Goiás, David Soares, além de gerentes, coordenadores das Regionais Prisionais e servidores da Instituição.
Durante a cerimônia, o diretor-geral de Administração Penitenciária, tenente-coronel Rasmussen, deixou uma mensagem de motivação aos novos policiais penais. “Vocês serão aquilo que os senhores quiserem ser e eu peço que sejam a Polícia que querem ter. Se vocês querem uma polícia forte, respeitada, honrada, reconhecida, sejam este policial”, ponderou. “O limite de atuação de vocês é a lei, a consciência que os senhores tem. Tenho certeza que todos tiveram uma criação que honra a farda de vocês, a família e o nome que carregam no peito”.
Rasmussen também relembrou o início de sua carreira como polícia militar. “Entrei em 2002. Era muito jovem e nem sabia direito o que era Segurança Pública. Mas me apaixonei pela Instituição e pela função de ser policial. Virou um legado, uma missão. Diferentemente do que as pessoas falam. Ser policial é diferente de ser servidor público. É ter uma missão 24 horas por dia, sete dias por semana”, contou. “A Segurança Pública agora com certeza estará em uma condição melhor porque os senhores vão oxigenar as unidades, vão trazer ideia novas, implementando o conhecimento que adquiriram aqui recentemente”.
O diretor adjunto Aristoteles Assal ressaltou que a conduta, a lealdade, o companheirismo e a lei são essenciais para fortalecer a carreira dos novos policiais penais. “Aquilo que vejo nos olhos de vocês é a mais pura força de vontade em fazer parte da melhor Polícia Penal do Brasil. Vocês foram treinados e instruídos, mas o jogo começa agora. Saibam que a Segurança Pública não é pra amadores. O sistema prisional e a Polícia Penal não são para amadores. Vocês estão sendo capacitados para provar que são profissionais e vão fazer com que a nossa polícia cresça. Sejam bem-vindos! Honrem a Instituição, a farda de vocês, seus irmãos e principalmente vossas famílias e a Deus”, afirmou.
Conhecimento
O presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB Goiás, David Soares, citou a frase escolhida pelos alunos para homenagem que recebeu. A citação diz que a dor e o sofrimento são passageiros e o conhecimento é para sempre. “Não tem coisa que eu acredito mais do que isso. Se estou aqui hoje, eu devo ao conhecimento. Vocês são a melhor Polícia Penal do país porque foram forjados no conhecimento, numa escola. Além da singularidade de estarem inseridos na Constituição e serem policiais, vocês chegaram aonde chegaram através de conhecimento e isso faz de vocês pessoas especiais”, defendeu. Ele também agradeceu a oportunidade de participar da formação dos novos policiais. “Obrigado pela oportunidade de nos fazer pertencer a este momento, que esta parceria seja muito longa e duradoura. Ela é muito importante para nós e já temos colhido frutos”.
O gerente de ensino Leyber Soares também reforçou a importância do conhecimento. “Falar em formação é falar de educação. E trabalhar com educação é ter a possibilidade de melhorar o futuro das pessoas e, no nosso caso, da nossa Instituição e da Segurança Pública do Estado de Goiás”. Ele também aconselhou os novos policiais a viverem a experiência de trabalho na carceragem como uma oportunidade de crescimento. “Acredito que a formação dos senhores vai se finalizar nos blocos, alas e corredores das nossas unidades prisionais. É no plantão que se separa o joio do trigo. É onde se descobre a quem você pode confiar sua vida e isso com tempo vai se tornar de extrema importância para seu futuro e sobrevivência na carreira e dentro da Instituição”, disse Leyber.
A oradora da turma, Anne Karoline Rocha, elogiou a qualidade do curso de formação, cumprimentou os instrutores e agradeceu todos os ensinamentos que receberam durante a qualificação. “A luta por esta conquista foi árdua. Os momentos de sacrifício e dores foram vencidos com honra e bravura. Hoje um ciclo se encerra e outro se inicia em nossas vidas. Sairemos daqui como policiais penais, fazendo parte, juntamente com as forças coirmãs, da melhor polícia do Brasil e prontos para dar nosso melhor”, garantiu.
Fotos: DGAP
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária – DGAP
Comunicação Setorial