O jornal O Popular publicou, nesta terça-feira (08/02), artigo do diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires, falando sobre as conquistas da Polícia Penal nos últimos anos e os planos para o futuro da instituição. Leia o artigo na íntegra:

Avante, Polícia Penal

Josimar Pires –  Diretor-geral de Administração Penitenciária

Um novo ano se inicia com muitas páginas em branco para serem preenchidas. 2022 com certeza será determinante para a Polícia Penal de Goiás porque estamos começando um novo e importante capítulo da nossa história. Uma instituição, que teve o direito de seus guerreiros reconhecido recentemente com a aprovação da PEC nº 3647/2020 que transformou os agentes prisionais em policiais penais e equiparou estes profissionais às demais carreiras da segurança pública, agora tem a honra de ser comandada, pela primeira vez, por um policial penal de carreira.

Com alegria me recordo de quando assumi o cargo de agente prisional, aos 24 anos, e jurei honrar minha farda e proteger a sociedade. O caminho até aqui não foi fácil, mas cada dificuldade foi transformada em aprendizado. Ao longo destes onze anos, depois de assumir diversas funções estratégicas dentro do sistema penitenciário, após plantões e mais plantões lutando ao lado de bravos soldados, recebo esta missão com orgulho, satisfação e a certeza de que juntos continuaremos a transformação do sistema penitenciário goiano.

Muito já foi conquistado! Nos últimos anos melhoramos nossa segurança penitenciária graças à padronização dos nossos procedimentos operacionais, ampliamos os projetos de ressocialização e somos o 7º estado com mais custodiados trabalhando, investimos mais de R$ 18 milhões em melhorias estruturais nos presídios e em equipamentos para nossos policiais, atuamos na desarticulação das organizações criminosas dentro do sistema penitenciário e transferimos presos faccionados para presídios de segurança máxima.

Todas estas conquistas mostram que estamos na direção certa, nos anima a continuar, mas não podemos perder o foco. Ainda há muito a ser feito. Os servidores penitenciários têm a missão de contribuir com essa instituição, por isso, vamos ouvir as sugestões de cada um e propor soluções; fazer um planejamento estratégico consistente com ações efetivas e foco em metas e resultados a curto, médio e longo prazo. Tudo isso vai resultar em mais investimentos no sistema penitenciário, o uso inteligente dos recursos públicos, melhores condições de trabalho para nossos profissionais e um ambiente estável para o cumprimento da pena, além de mais segurança nas ruas. No final, todos ganham!

Mais do que uma promessa cumprida pelo governador Ronaldo Caiado, a nomeação do primeiro policial penal para o cargo de diretor-geral de Administração Penitenciária é o reconhecimento da competência da Polícia Penal e do trabalho que fizemos ao longo dos últimos anos. Agora é o momento de vestir nossa farda com orgulho e mostrar que o sistema penitenciário goiano está em boas mãos. É hora de honrar essa instituição, dedicar todos esforço por ela, elevar nosso potencial e mostrar para o país que Goiás tem a melhor Polícia Penal do Brasil.

Fonte: SEAP GO