Os servidores integrantes do Comitê de Compliance da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) participam do curso de capacitação do Eixo 4 do Programa de Compliance Público (PCP), que trata sobre Gestão de Risco. Oferecidas pelo Governo de Goiás por meio da Escola de Governo Henrique Santillo, as aulas serão ministradas pelos professores Alessandra Scartezini e Luís Henrique Crispim, terão duração de 4 horas e podem ser realizadas a partir de hoje, 19, até o dia 26 de outubro. Como são gravadas, o servidor acessa as aulas na plataforma em horário que escolher.
O treinamento faz parte dos 16 quesitos do Ranking do PCP 2020, que vai classificar os órgãos do executivo estadual com o objetivo de promover cada vez mais uma gestão comprometida com os padrões morais e legais, que busca os resultados das políticas públicas e a satisfação dos cidadãos, assegurando a ética, a transparência, a responsabilização e a gestão de risco. O ranking premiará oito órgãos e entidades que obtiverem as maiores notas.
Além da capacitação sobre Gestão de Risco, a DGAP já cumpriu outros quesitos do Ranking PCP, como o treinamento dos servidores nos eixos de Responsabilização e Gestão de Risco. Também há a divulgação de mensagens sobre ética nas redes sociais da instituição semanalmente e está sendo realizada uma auditoria para assegurar a capacidade de gerenciamento de riscos.
O Diretor-Geral de Administração Penitenciária, Coronel Agnaldo Augusto da Cruz, defende que o Programa de Compliance adotado pelo Governo de Goiás, executado pela Controladoria Geral do Estado (CGE), demonstra o comprometimento desta gestão com o cidadão. “A DGAP está empenhada em cumprir os todos os quesitos do ranking de compliance porque acreditamos que a ética, a transparência e a padronização dos processos administrativos garantem mais qualidade às nossas entregas para a sociedade e este é nosso objetivo maior, em atendimento às diretrizes do Governo de Goiás ”, afirma.
A servidora Ludmila Rezende, Secretária Executiva do Comitê de Compliance da DGAP, explica que neste mês e no próximo outros quesitos do ranking estarão em andamento, como a aplicação do questionário para avaliar a maturidade em gestão de riscos da instituição. “A CGE também aplicará um questionário sobre internalização do tema da ética, que deverá ser respondido pelo maior número possível de servidores. A avaliação das respostas deste questionário também compõe a pontuação”, explica ela.
Além disso, a DGAP aguarda os resultados do Prêmio Goiás Mais Transparente, que avalia as páginas de acesso à informação dos órgãos e empresas públicas do Governo de Goiás. A divulgação preliminar ocorrerá no dia 03 de novembro e a premiação será em dezembro. Na primeira edição do prêmio, a instituição alcançou o nível elevado de transparência, cumprindo 91,74% dos requisitos avaliados. A expectativa do comitê é superar essa meta nessa fase atual dos trabalhos.
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
Comunicação Setorial