Teve início a produção de calçados com a utilização da mão de obra carcerária na Unidade Prisional Regional (UPR) de Mineiros. A ação faz parte do conjunto de atividades de ressocialização desempenhadas no estabelecimento penitenciário. As sandálias são confeccionadas por quatro detentos, por meio de materiais levados por familiares. Depois de prontos, os pares podem ser buscados pelos membros da família e utilizados para a geração de renda dessas pessoas.

Da semana passada até agora foram produzidos 75 pares de sandálias. De acordo com o diretor da UPR, Arthur Michael da Silva Santana, o serviço é importante porque contribui para ambos os lados. “Ao mesmo tempo que promove oportunidades aos custodiados, que adquirem conhecimentos e habilidades relacionadas ao trabalho, também tem papel importante na assistência financeira para a família, que podem comercializar os produtos”, afirma.

Na fabricação dos calçados, as etapas de produção não são divididas, cada detento faz por completo o modelo de sandália. Além disso, outras atividades que visam a ressocialização também são desempenhadas no presídio de Mineros. “Temos a obra do novo presídio, que emprega mais de 20 presos, existe a horta que resulta em serviços para dois; há também os que trabalham na manutenção e limpeza da unidade e ainda muitos que, dentro de suas próprias celas, fazem artesanatos como o crochê”, ressaltou o diretor.

Polícia Penal Goiás
Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
Comunicação Setorial

Fonte: SEAP GO