A Unidade Prisional Regional de Planaltina de Goiás, pertencente à 6ª Coordenação Regional Prisional (CRP) da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), inaugurou nesta semana, um novo consultório odontológico no presídio. A ação visa garantir o devido acompanhamento da saúde bucal dos custodiados.
Segundo o coordenador da 6ª CRP, Eduardo Carneiro, a presença de profissionais da área da saúde no presídio proporciona uma agilidade nos tratamentos e diminui riscos de segurança e gastos públicos com a escolta de presos para as unidades de saúde.
A obra do novo consultório foi executada com mão de obra de sete detentos. Além da experiência profissional, eles serão beneficiados com a remição de pena por tempo de trabalho, conforme determina a Lei de Execução Penal. “Para a construção do local e as adequações necessárias foram investidos cerca de R$ 8 mil, até o momento”, conta o diretor da unidade prisional, Gabriel Lima.
Os trabalhos, que objetivam proporcionar melhor qualidade de vida aos detentos e um ambiente de trabalho seguro para os servidores da saúde, iniciaram em novembro. “ Finalizamos a primeira etapa da obra, porém, outras melhorias serão realizadas até o ano de 2022, devido os investimentos e parcerias com o Conselho da Comunidade em Execução Penal”, diz Lima.
Mediante os bons resultados das parcerias com órgãos municipais e estaduais, Carneiro ressalta a importância das ações conjuntas. “Essas parcerias são de fundamental importância para um bom desempenho da execução penal. Elas garantem os direitos dos custodiados”, conclui Carneiro.
Os procedimentos serão realizados por três profissionais que ficarão na unidade prisional. Eles foram disponibilizados pela Prefeitura e, mensalmente, farão cerca de 80 atendimentos e o acompanhamento da saúde bucal de cada detento.
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária
Comunicação Setorial