Os detentos da Unidade Prisional Regional (UPR) de Águas Lindas fizeram, neste domingo (16/01), as resenhas dos livros literários lidos no projeto de remição de pena pela leitura e as provas dos cursos profissionalizantes. Os dois projetos fazem parte do programa de ressocialização desenvolvido no presídio.
Este ciclo do projeto de remição de pena de leitura contou com a participação de 42 custodiados. De acordo com a Lei de Execução Penal (LEP), eles podem ler até 12 livros por ano. Cada obra lida reduz quatro dias na pena, sendo assim, é possível remir até 48 dias na pena, todos os anos, por meio da leitura.
Outo grupo de 21 internos fez provas referente aos cursos profissionalizantes, que são oferecidos em parceria com o Centro de Educação Profissional (Cened). Esta é outra oportunidade para conquistar remição de pena. A cada 12 horas de estudo, o aluno interno tem o benefício de reduzir um dia na pena.
Seja por meio da leitura ou do estudo, as avaliações realizadas representam uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional para os reeducandos e maiores chances de reintegração social no final da pena.
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária – DGAP
Comunicação Setorial