Os custodiados da Casa de Prisão Provisória (CPP) de Rio Verde que participam do projeto que visa reduzir a pena por meio da leitura escreveram, na última sexta-feira (16/07), as resenhas sobre livros literários lidos nos últimos 30 dias. Neste mês, 57 custodiados aderiram ao projeto.
A remição de pena pela leitura tem como requisito bom comportamento, limite de 12 livros por ano e quatro dias remidos a cada leitura. Para conseguir a remição, o preso precisa escrever um relatório sobre o livro lido. As resenhas escritas pelos detentos da CPP de Rio Verde são corrigidas por professores da Faculdade UniBRAS, por meio de uma parceria com a unidade prisional.
Na CPP de Rio Verde, os custodiados que participam do projeto escrevem seus relatórios no mesmo dia. Para isso, as carteiras usadas por eles são organizadas em fileiras, facilitando a fiscalização que é realizada pelos servidores, como forma de garantir que não haja qualquer tipo de trapaça.
O diretor da CPP de Rio Verde, Deuscilene Macedo, explica que as ações de cunho educacional contribuem muito com a ressocialização dos apenados. “Além de ser um meio de abrir a mente e fazê-los enxergar novos horizontes e outras possibilidades na vida”, ressalta.
Diretoria Geral de Administração Penitenciária – DGAP
Comunicação Setorial