A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), por meio do Comitê de Gerenciamento ao Enfrentamento da Infecção Humana pelo Novo Coronavírus (Covid-19) do órgão, apresentou para o Centro de Operações de Emergências (COE) em Saúde Pública de Goiás, da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), nessa semana, um protocolo de avaliação sobre a viabilidade de um possível retorno gradual das visitas em presídios goianos para que o grupo de trabalho, por sua vez, analise e emita um parecer técnico orientador à administração penitenciária sobre a pauta.
O protocolo apresentado pela DGAP foi elaborado em conjunto com SES, conforme determinação da Portaria nº 201/2020/2020. A DGAP solicita orientações sobre a possível abertura gradual de visitas familiares, religiosas e atendimento jurídico presencial aos custodiados em unidades prisionais do Estado.
COE
O Centro de Operações de Emergências (COE) em Saúde Pública de Goiás, pertencente à da SES foi criado por meio da Portaria 416/2020, em 18 de fevereiro de 2020, e desde o início da pandemia, na China, reúne, semanalmente, equipe multiprofissional, com finalidade de discutir, definir e monitorar ações da Rede de Atenção à Saúde (assistência, vigilância e regulação) relacionadas ao coronavírus.
Fazem parte do COE-GO instituições dos governos municipal, estadual e federal, conselhos de saúde e representantes de classe, todos unidos em um único esforço e propósito de utilizar seus recursos e expertises para minimizar o impacto da pandemia na saúde da população goiana.
Nesse aspecto, ressalta-se a participação primordial dos pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) ao contribuírem com informações e projeções que subsidiam o COE-GO em deliberações posteriormente repassadas ao governo estadual e administrações municipais, a fim de que esses possam ter subsídios científicos para a tomada de decisões. Esses estudos e projeções são elaborados por um grupo de pesquisadores formado por profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente, e apresentados, discutidos e apoiados pelo COE-GO.
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
Comunicação Setorial