Diretor-geral de Administração Penitenciária (DGAP), Josimar Pires apresentou, na manhã desta quinta-feira (17), aos integrantes do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Penitenciário de Goiás (GMF), as medidas tomadas para melhoria do sistema prisional do Estado. Na oportunidade, acompanhado do secretário da Segurança Pública, Rodney Miranda, Josimar lembrou que o trabalho realizado pela Polícia Penal nos presídios contribuiu para a redução da criminalidade.
“Goiás hoje tem o controle do sistema penal. Isso é fundamental para a segurança nas ruas”, afirmou o diretor-geral. “Temos, hoje, uma política integrada de segurança pública. Por isso temos números históricos de redução da violência. Trabalhamos para montar um sistema modelo para o país. Não vamos retroceder”, emendou Rodney Miranda.
Em 2021, os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) caíram 18,32% em comparação aos números de 2020. A taxa compreende as ocorrências de homicídio doloso (18,4%) e latrocínio (26,1%). Houve queda também nos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), que apresentaram recuo de 25,5% no último ano. Destacam-se as quedas de incidências de roubos em residências (-28,5%), em comércio (-28%), de veículos (-25,5%) e a transeuntes (-25,1%).
A reunião do GMF foi realizada no Tribunal de Justiça de Goiás e contou com a presença do desembargador Anderson Máximo de Holanda, da juíza Telma Aparecida, do promotor de Justiça Felipe Oltramari e da representante do Programa Fazendo Justiça em Goiás (Conselho Nacional de Justiça), Adriana Raquel Costa Oliveira, dentre outras autoridades ligadas ao sistema penitenciário.
Dentre as medidas destacadas pela DGAP para ter o controle do sistema pentenciário, Josimar elencou a mudança nas regras para entrega dos alimentos nas unidades prisionais (Cobal), fim da visita íntima aos presos, conversas (com advogados e familiares) por meio de parlatórios/Videoconferencia e redistribuição dos detentos pelas unidades do Estado. “Acabamos com o estado paralelo criminoso no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia”, revelou.
O diretor-geral aproveitou a reunião para agradecer a colaboração do Ministério Público e Poder Judiciário na parceria para resolver os problemas do sistema prisional. “Tudo que fizemos foi em parceria com os senhores. Por isso vem dando tão certo”, elogiou. A próxima reunião do GMF está marcada para 29 de abril, às 9 horas, novamente no Tribunal de Justiça.
Polícia Penal do Estado de Goiás
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária – DGAP
Comunicação Setorial