A Operação Purgatório deflagrada nesta quinta-feira, 03/09, pela Polícia Civil de Goias contou com a participação da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) para cumprimentos de mandados em 04 unidades prisionais do Estado. No total, a operação cumpriu 20 mandados de prisão e de busca e apreensão. Aqueles referentes a custodiados do sistema prisional foram cumpridos nas Unidades Prisionais Regionais de Itapuranga, Itaberaí e Mozarlândia, pertencentes à 2ª Coordenação Regional Prisional(CRP) da DGAP, e também na Unidade Prisional Estadual de Formosa, que compõe a 9ª CRP do órgão.

A operação coordenada pela Grupo de Repressão a Narcóticos (Genarc) contou com o apoio de servidores do Grupo Tático de Intervenção (GIT) da DGAP .

Segundo o Policial Penal, Aristóteles El Assal, coordenador da 2ª Regional Prisional, as pessoas presas pela Operação Purgatório serão distribuídas de forma estratégica nas unidades prisionais da regional, levando em consideração os aspectos da segurança penitenciária.

Os custodiados apontados pela operação cumprem pena nos ambientes prisionais com base nos artigos 121, 155 e 157 do Código Penal Brasileiro e artigos 33 e 35 da Lei 11.343/2006 – Lei de Tóxicos. Todos estão à disposição das autoridades policiais competentes para as devidas providências.

Procedimentos administrativos internos foram abertos para apuração das responsabilidades e aplicação das sanções disciplinares aos detentos envolvidos, conforme determina a Lei de Execução Penal.

A união das forças policiais no combate ao crime no Estado vai ao encontro do conjunto de diretrizes estabelecidas pelo Governo de Goiás em consonância com a Secretaria de Segurança Pública.

Fotos: DGAP
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
Comunicação Setorial

Fonte SEAP GO