Nesta quinta-feira (16/9) membros da Gerência de Educação, Módulo de Respeito e Patronato — que integram Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP) — se reuniram com representantes da Secretaria Estadual de Educação para estabelecer as datas em que vinte custodiadas da Unidade Prisional Regional Feminina de Araçu vão iniciar os cursos profissionalizantes de panificação e confeitaria.
A reunião ocorreu no próprio estabelecimento penitenciário e, por isso, as equipes visitantes também puderam conhecer a estrutura de ensino no presídio, espaço em que as detentas têm a oportunidade de dar continuidade aos estudos e manterem-se ocupadas com atividades voltadas à educação.
Os recursos e equipamentos para o oferecimento dos cursos foram fornecidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio de uma propositura da deputada federal Flávia Morais, que possibilitou o direcionamento dos recursos à unidade prisional. A expectativa é de que mais cursos profissionalizantes sejam desenvolvidos no presídio, nos próximos semestres.
De acordo com a diretora do presídio, Gleice Kellen de Souza Ferreira, ao final das aulas as custodiadas vão receber certificados. Além de adquirirem conhecimentos profissionais que podem contribuir para futuras oportunidades de emprego, as presas envolvidas no projeto também são beneficiadas com a remição de pena, conforme determina a Lei de Execução Penal.
Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
Comunicação Setorial