A Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP), por meio da 1ª Coordenação Regional Prisional com a participação do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (GOPE) e apoio da Gerência de Inteligência Penitenciária, participou da Operação Recidiva, presidida pela Polícia Civil de Goiás, que resultou no cumprimento de três mandados de prisão e de busca na Penitenciária Coronel Odenir Guimarães (POG) e na Unidade Prisional de Senador Canedo, na manhã desta quarta-feira, 04/11, unidades localizadas na região metropolitana de Goiânia.
Segundo as investigações, lideradas pelo delegado Marco Aurélio Euzébio da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DERFRVA), custodiados contavam com a ajuda de familiares e outros comparsas que se encontravam em liberdade para praticar crimes de tráfico de drogas, comércio ilegal de armas de fogo, furtos e roubos de veículos e a residências.
Para o policial penal coordenador da 1ª Regional Prisional da DGAP, Josimar Nascimento, operações como esta reforçam o comprometimento das forças policiais de Goiás para combater o crime organizado. “A DGAP, sob orientação do Governo de Goiás e da Secretaria de Segurança Pública, tem realizado operações diariamente nas unidades prisionais e participado de ações como estas com o apoio da Policia Civil, para fomentar a situação de segurança dentro das unidades prisionais e combater frontalmente as organizações criminosas dentro dos presídios”, afirma.
O delegado Marco Aurélio Euzébio explicou, durante coletiva realizada para imprensa para apresentar os resultados da operação, que os custodiados tiveram novos pedidos de prisão decretados pela Justiça. “Caso consigam algum alvará de soltura em razão da prática pela qual já estavam presos, eles continuarão recolhidos em razão destes novos mandados”, contou ele. “Agradecemos a Diretoria de Administração Penitenciária e o GOPE que nos auxiliou de forma fundamental no cumprimento destes mandados”.
Foto: Polícia Civil e DGAP
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
Comunicação Setorial