A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), por meio da Escola Superior de Polícia Penal (ESPP), realizou, na manhã desta segunda-feira (21), a aula inaugural do II Curso Tático de Ações e Escoltas penitenciárias. Os 52 servidores alunos aprovados nas fases anteriores se reuniram no Auditório Mauro Borges, em Goiânia, para a apresentação oficial. Após a finalização do curso, os servidores aprovados serão lotados no Grupo Tático de Ações e Escoltas (GTAE).
“A formação dos senhores reflete a alta necessidade de uma profissionalização técnica da segurança penitenciária em níveis de eficiência e eficácia cada vez mais à altura do que o sistema penitenciário precisa”, destacou o o diretor-geral da DGAP, Josimar Pires.
“O II CTAE cumpre as determinações do governador Ronaldo Caiado para um maior rigor à ordem e à disciplina dentro e fora do ambiente carcerário, em conformidade com a legislação. Os senhores irão integrar um grupamento especializado com honra, integridade e respeito”, completou o diretor-geral.
Os 52 servidores alunos, que passaram pelo teste de aptidão física na última semana, participarão das aulas por 30 dias, com disciplinas diversas a serem ministradas por instrutores com alto nível de profissionalização. “É com muita honra que damos inícios ao curso, período que prepara nossos profissionais para realizar os procedimentos operacionais da melhor forma possível, com profissionalismo, ética e lei da execução penal, no recambiamento, traslado e escoltas de presos”, comenta Sérgio Izaías, coordenador do curso.
Os servidores alunos assistiram, na ocasião, palestra do secretário de Justiça e Cidadania do Estado de Roraima, André Fernandes. “Agradeço muito ao Estado de Goiás pelo apoio que nos dá sempre em missões. Em 2018, estive aqui para ministrar um curso de três dias, mas tenho muito orgulho de ter iniciado minha vida profissional em Goiás”.
Na ocasião, o representante da Polícia Militar do Estado de Goiás, coronel Câmara, reforçou a importância dos trabalhos da Polícia Penal no que tange a diminuição dos índices de criminalidade. “A Polícia Penal é nova, mas já tem uma história grande em nosso Estado. Acredito que a redução da criminalidade que a gente vive em nosso Estado, a maior parte eu credito à nossa Polícia Penal”, disse.
Polícia Penal do Estado de Goiás
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária – DGAP
Comunicação Setorial