A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária, por meio da Gerência de Produção Agropecuária e Industrial, realizou, nesse sábado (25/12), a doação de 60 brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade social que vivem na região da Avenida 44, em Goiânia.

Segundo a policial penal,  Alline Scaglia, a ação foi realizada em conjunto com a Igreja Missão Resgate e teve como beneficiadas as crianças refugiadas da Venezuela. “Neste final de ano fizemos a doação de diversos brinquedos. Esse trabalho motivou a parceria com a igreja, alcançando um maior número de beneficiados”, ressalta Alline.

Durante a ocasião, foram repassados 25 carrinhos e 35 itens para compor brincadeiras de casinha. “Ver o sorriso no rosto de cada um nos motiva para cada vez mais ajudar. Manter a pureza da infância é a parte mais importante em cada ato”, comenta o chefe da Seção Industrial, Moisés Santana. “Assim que era realizada a entrega dos brinquedos, eles já começavam a brincar. Isso demonstra que colaboramos com a alegria neste final de ano. Fomos um Papai Noel diferente”.

O Programa

A fabricação é realizado desde janeiro de 2021. Os brinquedos começaram a ser produzidos a partir de 15 paletes doados por uma empresa privada. O objetivo das atividades era de promover a ressocialização da população carcerária.

14 custodiados do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia trabalham na confecção dos itens. Eles são beneficiados com a remição da pena por tempo de trabalho, conforme determina a Lei de Execução Penal (Lep).

O projeto de ressocialização possui grandiosa relevância. Por meio dele, já foram feitas doações ao Hospital do Câncer Araújo Jorge, ao Hospital Materno Infantil, dentre outras instituições. “O projeto social foi ganhando força, apoiadores e as mãos do Estado. Hoje colhemos os frutos de uma lágrima de alegria”, conclui Santana.

Os trabalhos extramuros da Polícia Penal goiana vão ao encontro das diretrizes estabelecidas pelo Governo de Goiás, em consonância com a Secretaria de Segurança Pública, no que tange à segurança e ao vínculo com a sociedade.

Diretoria-Geral de Administração Penitenciária-DGAP
Comunicação Setorial

Fonte: SEAP GO