Integrantes da Gerência de Assistência Biopsicossocial (Geab) e da Coordenação de Saúde do Servidor da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) receberam, na sexta-feira (12/11), a visita técnica de policiais militares e um líder religioso.
O encontro aconteceu para que os visitantes pudessem conhecer as instalações da Geab no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia e trocar experiências a respeito de questões que envolvem o acesso à saúde de detentos do sistema prisional goiano, com destaque para a saúde mental.
Os integrantes das duas forças policiais expuseram ações em prol da saúde em presídios. De acordo com a policial penal e integrante da Geab, Elaine Neves, “a Gerência apresentou detalhes sobre a assistência à saúde mental ofertada no sistema prisional, nos tratamentos ambulatoriais, através da psicologia e psiquiatria”.
Além disso, tópicos como o desenvolvimento de projetos psicoterapêuticos, a discussão dos impactos da privação de liberdade na saúde mental dos custodiados e os encaminhamentos destas informações ao Poder Judiciário de forma individualizada também foram apresentados durante o encontro. Esse último aspecto “visa uma assistência voltada às necessidades mais proeminentes de cada detento assistido”, explicou Elaine.
Entre os militares estavam presentes o subdiretor do Presídio Militar do Estado de Goiás, major Luciano do Carmo Santos, e o chefe da Seção de Execução Penal, tenente Flávio Bessa da Costa. Também participou da visita o capelão voluntário, pastor Márcio Batista, que realiza assistência religiosa aos detentos que se encontram no Presídio Militar.
Diretoria Geral de Administração Penitenciária – DGAP
Comunicação Setorial