A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) promoveu, na manhã dessa sexta-feira (05/11), a solenidade de formatura da 6ª turma do Curso de Formação de Policiais Penais de 2021, na sede da Escola Superior da Polícia Penal (ESPP). Cinquenta novos policias penais participaram do evento. Estavam presentes na cerimônia o diretor-adjunto de Administração Penitenciária, Aristóteles Assal, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, da Defensoria Pública do Estado de Goiás, além de representantes da ESPP, servidores da Polícia Penal e integrantes de outros forças de segurança.
O diretor-adjunto de Administração Penitenciária, Aristóteles Assal, parabenizou os novos policiais, ressaltando que eles agora fazem parte da melhor Polícia Penal do Brasil. “Vocês devem honrar seus familiares, seus companheiros de profissão, a Polícia Penal e honrar, principalmente, a sociedade do Estado de Goiás, que deposita uma confiança muito grande no serviço que vocês vão prestar”. O diretor adjunto evidenciou as dificuldades que fazem parte da profissão, mas também a evolução que a DGAP apresentou durante os últimos anos. Temos que acompanhar todas as mudanças porque nossa função é proteger a sociedade e combater o crime
O chefe da Seção Operacional de Ensino, Sérgio Izaías, iniciou seu discurso prestando agradecimentos às forças que, junto com a ESPP, colaboraram para a formatura dos novos policiais. Sérgio também frisou o companheirismo que os policiais vão levar do curso de formação para seu trabalho no sistema prisional. A fala de Sérgio também valorizou as dificuldades enfrentadas pelos policiais. “Os percalços que os senhores passaram trouxeram benesses. Vocês aprenderam que o guerreiro de segurança pública nunca anda sozinho. O curso de formação foi feito de maneira metódica e cirúrgica, para que a segurança pública esteja sempre à frente do crime”, defendeu Sérgio.
O orador da turma, policial penal Bruno Marcel Ferreira Ramos, iniciou sua fala com agradecimento à DGAP e à equipe que compõe a Gerência de Ensino da ESPP. “Estamos formando uma Polícia Penal mais forte. Sem egoísmos, colocando a instituição acima de qualquer interesse particular. Aos nossos instrutores e professores, muito obrigado por terem compartilhado todo o ensinamento, que hoje nos deixa mais confiantes para encarar a dura missão de sermos policiais penais. Adquirimos inspirações que vão conduzir nossas carreiras”. Ele também destacou a união entre os policiais durante o curso de formação e salientou que essa característica, além de dignidade e respeito, vai perdurar durante todo o trabalho dos novos profissionais.
Convidados
O representante da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-GO, Felipe Ramos, ressaltou a honra em participar deste momento na história da Administração Penitenciária, uma vez que profissionais da OAB colaboram no curso de formação, e desejou boas-vindas aos novos policiais. “Hoje, vocês devem ter muito orgulho de fazer parte desta instituição, pela formação que tiveram e pela estrutura que a Polícia Penal tem. Boa sorte a todos nesta nova caminhada”, finalizou Felipe.
Em sua fala, o representante da Defensoria Pública do Estado de Goiás, Leonardo César Luiz Stutz, afirmou sobre a importante parceria existente há algum tempo entre a Defensoria Pública e a DGAP. Após o vídeo dos policiais apresentado durante a formatura, no qual havia a frase “orgulho em servir a sociedade goiana”, o defensor público destacou a relevância dessa ideia para o fortalecimento de uma instituição. “É uma alegria difícil de descrever quando vemos as instituições se estruturando e ganhando o reconhecimento devido. Os problemas que vamos enfrentar demandam parcerias e a Defensoria Pública está à disposição”, concluiu Leonardo.
O superintendente da Polícia Técnico-Científica, Antônio Carlos de Macedo Chaves, pontuou que os aprendizados e o companheirismo que os policiais adquiriram durante o curso de formação vão continuar presentes ao longo de suas jornadas profissionais. O superintendente parabenizou o empenho demonstrado pelos policiais penais durante sua formação e destacou o apoio que a Polícia Técnico-Científica está disposta a oferecer para a Administração Penitenciária. “Temos um grande apreço pela DGAP e estamos de portas abertas em prol da sociedade goiana”, acrescentou Antônio.
Diretoria Geral de Administração Penitenciária – DGAP
Comunicação Setorial