Em uma minuciosa revista estrutural realizada pelos servidores da Unidade Prisional Regional (UPR) de Itaberaí nas celas locais foi possível frustrar uma possível fuga de um custodiado do presídio, nessa sexta-feira, 30/10. Diante do ocorrido, a direção do estabelecimento penal instaurou procedimento administrativo interno para aplicação das sanções disciplinares ao detento responsável, na forma da lei. Na cela onde ele estava sozinho foi encontrada a perfuração de um buraco no teto.
Segundo a direção do estabelecimento penal pertencente à 2ª Coordenação Regional Prisional da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), o local recebeu o preso, que cumpre pena por tráfico de entorpecentes, há um dia, desta forma estava isolado em uma cela cumprindo a quarentena como medidas de prevenção e combate à pandemia causada pelo novo coronavírus antes de ser inserido ao convívio com outros presos.
Diante dos fatos, a cela danificada foi isolada para as reformas estruturais necessárias. De imediato, o custodiado foi conduzido para as demais celas do presídio.
A ocorrência foi comunicada à Polícia Civil do município para as providências necessárias que o caso requer.
O rigor nos procedimentos com revistas estruturais diariamente em unidades prisionais em Goiás é determinação do Governo do Estado em consonância com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a DGAP para manutenção do controle da segurança penitenciária.
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
Comunicação Setorial.