O Governo de Goiás, por meio da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), inaugurou na última sexta-feira (12/11), a reforma e readequação da Unidade Prisional Regional (UPR) de Hidrolândia. Com um investimento de R$335 mil do Governo do Estado, o local passa a contar com parlatórios, consultório médico e 104 novas vagas no sistema penitenciário goiano, além do reservatório de água e área administrativa com alojamento, refeitório e sistema eletrônico.
A UPR de Hidrolândia também recebeu nova pintura, tanto interna quanto externamente; o muro foi ampliado e recebeu concertinas; o pátio ganhou reforço de cobertura com colocação de telas e uma passarela superior foi implantada para monitoramento; e as celas receberam melhorias nas condições de ventilação e salubridade.
O diretor-geral de Administração Penitenciária, tenente-coronel Rasmussen, fez questão de reforçar que esta é mais uma reforma de presídio entregue pela atual gestão, que atende uma série de critérios que vão mudar a execução penal em Goiás. “Estamos reformando diversos presídios com o objetivo de gerar mais vagas, melhorar as estruturas físicas e criar espaços onde os presos possam trabalhar. Hidrolândia é mais exemplo de como estamos trabalhando para reintegrar os detentos e reduzir a reincidência no crime. O governador Ronaldo Caiado está fazendo o que ninguém fez pelo sistema penitenciário ao longo dos anos”, disse.
O diretor-geral ainda destacou a efetividade dos policiais penais ao desempenhar suas funções focados na correta execução penal. “Desde fevereiro a reforma foi realizada com o objetivo de ampliar a segurança. Desta forma proporciona para a comunidade a certeza de que os poderes municipais e estaduais podem andar juntos para o benefício maior da sociedade. Ação que dará condições reais para a execução penal dos presos de Hidrolândia”, frisa. “A temática sistema prisional muitas vezes é vista com algo que não é bom de se falar, mas com o trabalho dos policiais penais que não medem esforços durante suas atividades nos presídios, as ruas ficam mais seguras “, finaliza.
Diante das melhorias proporcionadas pela gestão administrativas, a UPR de Hidrolândia tornou-se um modelo para as demais unidades prisionais. “Um presídio como este apresenta condições estruturais adequadas, tanto para o trabalho dos profissionais quanto para segurança da população. E também promovem a ordem e disciplina da unidade, ação extremamente importante”, ressalta Josimar Pires, coordenador da 1ª Regional Prisional, a qual a unidade prisional pertence.
O local inicialmente receberá presos da cidade. “A ação ativa da Polícia Penal no município representa o ganho de mais uma força da segurança, em Hidrolândia, combatendo diretamente o crime”, defende Josimar.
Também participaram da cerimônia o prefeito da cidade, José Délio Alves Júnior, o vice-prefeito Welington Leandro de Souza, além de representantes da Câmara de Vereadores, sociedade e servidores penitenciários.
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária
Comunicação Setorial