A Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP), em parceria com a Controladoria Geral do Estado (CGE), realizou, na manhã desta terça-feira (21/9), o encontro virtual “Ética e Governança Pública” para apresentar o Novo Código de Ética do Servidor Público, lançado no início deste ano. Os representantes das duas instituições explicaram os procedimentos estabelecidos pelo Programa de Compliance Público do Governo de Goiás, pautados na ética e na transparência, e os impactos que devem produzir no trabalho de servidores públicos.
No início da reunião, o consultor de Compliance da CGE junto à DGAP, Walter de Oliveira Santos, explicou que é de fundamental importância haver o acompanhamento das práticas profissionais em uma instituição pública e que isso deve ser feito, inclusive, pelos próprios servidores. Para que isso aconteça, ele pontuou o papel da CGE ao buscar conhecer os servidores, suas ideias, identificar riscos e pontos para serem melhorados e, com base nisso, traçar planos para aprimorar a gestão.
O controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, apresentou algumas partes do novo código, como princípios e valores fundamentais de comportamentos e atitudes do servidor, e fez explanações sobre a atuação dos órgãos de controle. Outro ponto destacado por Ziller foi o papel do novo código como um modelo inovador para se pensar a administração pública, que está consolidado em estabelecer relações de confiança, ao invés de normas em excesso. “O novo código tenta conversar com a realidade, sem expectativas absurdas ou infundadas, avaliar a conduta do servidor e dar a ele instrumentos para exercer suas funções no dia a dia, orientar a execução das suas atividades”, pontua Ziller.
O diretor-geral de administração penitenciária, tenente-coronel Rasmussen, também destacou a relevância do tema tratado na reunião e parabenizou o empenho das equipes da DGAP, em especial das seções de Compliance e de Gestão Integrada, que reforçam as práticas de ética e transparência entre os servidores. Segundo ele, “a valorização deste tema promove evolução na gestão pública”.
O diretor adjunto de administração penitenciária, Aristóteles Assal, também agradeceu pelo comprometimento que os colaboradores da DGAP têm desempenhado em oferecer serviços pautados na ética e salientou que o novo código veio com a missão de regularizar tais condutas.
Também estiveram presentes no evento a secretária executiva de Compliance da DGAP, Ludimilla Rezende, e a superintendente de Gestão Integrada, Ana Carolina Rezende Abrahão. A superintendente ressaltou a importância de reuniões como essa para “internalizar os conhecimentos sobre condutas éticas e perpassar essa visão para todos os servidores da instituição”.
Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
Comunicação Setorial