Nessa quarta-feira (17/11), dois policiais penais do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope) participaram da formatura do 3º Curso de Operações com Cães de Emprego Policial (Cocep), da Polícia Militar. Wellington Pontes Ferreira e Fernando Abadio Inocêncio Martins estavam entre os 28 concluintes do curso, do qual participaram também policiais militares de Goiás e de Mato Grosso, além de um policial rodoviário federal.
O Cocep durou aproximadamente setenta dias. Na cerimônia de formatura estavam presentem o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, o comandante do Gope, José Rafael Bezerra, além de outras autoridades representantes da Polícia Militar.
Aos aprendizados específicos do curso também somou-se a troca de conhecimentos e experiências entre as diferentes forças policiais. De acordo com um dos concluintes do curso, policial penal Wellington Ferreira, “a principal expectativa é de que, em um futuro próximo, possamos criar um canil na DGAP, com cães nas seguintes frentes de trabalho: guarda e proteção, faro de entorpecentes, munições e armas de fogo”.
Para o segundo policial penal que participou do curso, Fernando Martins, o objetivo do curso foi buscar conhecimentos e levar os novos aprendizados para o Gope. “A expectativa é montar um canil dentro do Gope e usar esses cães para faro, detecção, guarda e proteção na operações dentro do presídio, fazer busca e captura de presos foragidos”. Ele ressaltou que as possibilidades de trabalhar com os cães são muito variadas.
“Eu e o Wellington fomos muito bem recebidos e agora saímos muito satisfeitos. Essa experiência selou o companheirismo entre as corporações. Nesse curso vimos que, cada vez mais, a integração entre as forças é o que traz os benefícios para a sociedade”, concluiu o policial.
Diretoria Geral de Administração Penitenciária – DGAP
Comunicação Setorial