O promotor de Justiça do Ministério Público de Goiás, Fernando Krebs, e a representante do Conselho de Segurança de Goiânia, a advogada Adriana Reis, elogiaram as mudanças realizadas pela Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. Os dois se encontraram com o diretor-geral da DGAP, Josimar Pires, na tarde desta quinta-feira (24), no MP, durante discussão sobre a construção de um novo Módulo de Respeito, na Penitenciária Odenir Guimarães (POG).

“O que eu vi lá (Complexo Prisional) foi algo que me chocou positivamente. Eu ouvia, como leigo, que a POG tinha que ser implodida, mas o Josimar mostrou que eles reformaram e ficou muito bom. Tiraram a parte de eletricidade de dentro das celas e colocaram a iluminação externa. Agora, ainda que entre celular, não tem como carregar”, afirmou o promotor, que atua na área Criminal no MP e tem como uma de suas atribuições inspeção às unidades de execução penal.

O Complexo Prisional vem sofrendo uma série de mudanças desde 2019, com a nova gestão do Governo de Goiás. Além de retirar os pontos de energia, as unidades prisionais receberam investimentos em melhorias na infraestrutura, novos equipamentos de segurança, armamento para os policiais penais, aplicação do POP (Procedimento Operacional Padrão) e remanejamento de detentos.

“Aquele prédio antigo agora tem várias lajes, uma área não comunica com a outra, a segurança aumentou, tem um corredor gradeado próximo das celas e um amplo corredor no meio. Os policiais podem transitar com segurança”, emendou o promotor, que esteve recentemente no Complexo Prisional em janeiro.

Krebs contou que também visitou o presídio feminino, o Núcleo de Custódia e as indústrias, e que encontrou os presos trabalhando, uniformizados, e tudo limpo. “Eu tinha uma impressão errada do sistema prisional. Eu acho que o Estado mudou muito. A criminalidade despencou em Goiás, e muito tem a ver com essa retomada do sistema prisional. Esse trabalho que vocês estão fazendo lá é fantástico e o que temos que fazer é ampliá-lo ao máximo.”

A representante do Conselho de Segurança da capital, Adriana Reis, também visitou o Complexo recentemente e falou sobre os avanços na segurança penitenciária. “Estou impressionada e deslumbrada com a mudança. Os desafios são enormes, porém, foi a primeira vez que vi de perto a vontade de fazer a mudança acontecer. Visitei a ala reformada. Com custo baixo, eles conseguiram fazer uma organização que protege tanto o policial quanto o próprio apenado”, afirmou.

Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
Comunicação Setorial

Fonte: SEAP GO