Servidores da Unidade Prisional Regional (UPR) de Mineiros, pertencente a 6ª Coordenação Regional Prisional da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), interceptaram nesta quinta-feira,03/09, a entrada de 76 unidades de substância alucinógenas e porções de substância análoga à maconha e à cocaína . Os ilícitos estavam escondidos em esponjas de lavar louça e escova de lavar roupas; itens entregues durante a cobal (dia em que familiares e amigos deixam alimentos e itens de higiene para serem repassados para os custodiados).

A primeira interceptação ocorreu no instante em que uma jovem de 27 anos de idade deixou os materiais que seriam destinados a um detento que cumpre pena no presídio por roubo. Na revista feita pelos seguidores, a droga foi encontrada na esponja de lavar louça.

Segunda ocorrência
Durante procedimento de revista, servidores plantonistas identificaram porções das drogas escondidas em fundos falsos de escova de lavar roupa deixados por uma mulher de 38 anos.

Segundo a Coordenação Regional, tais itens seriam repassados para um custodiado que cumpre pena no ambiente prisional com base no artigo 157 do Código Penal Brasileiro.

Em ambos os casos, as mulheres e os ilícitos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil do município para as providências necessárias.

A direção da UPR abriu procedimentos administrativos internos para apurações dos fatos e aplicações de sanções disciplinares aos destinatários das drogas nas duas ocorrências, conforme determina a Lei de Execução Penal (LEP).
O rigor empregado pelos servidores para coibir a entrada de materiais ilícitos nos presídios goianos vai ao encontro da política penitenciária da DGAP, em cumprimento às diretrizes do Governo de Goiás e da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado para manutenção da ordem e a disciplina no cárcere.

Fotos: DGAP
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
Comunicação Setorial

Fonte SEAP GO