Servidores da Unidade Prisional Regional (UPR) de Itumbiara fizeram, nessa terça-feira (15/06), duas apreensões de ilícitos durante a cobal – dia que familiares entregam produtos alimentícios e de higiene nas unidades prisionais. Foram apreendidos 17 adesivos de substâncias semelhante à LSD em uma ocorrência, e três carteiras de cigarro com substância esverdeada análoga à maconha na outra.
Os adesivos de substância análoga à LSD foram encontrados na costura de bermudas, que estavam com a avó de um preso da unidade. Com ela, também foram encontrados um envelope de suco e uma garrafa com líquido que tinham um cheiro forte. Ambos com aparência de ter algum material ilícito misturado.
Na outra apreensão, as carteiras de cigarro com substância semelhante à maconha estavam com o pai de um detento. Tanto a senhora de 63 anos quanto o homem de 57 anos foram encaminhados para Delegacia de Polícia Civil para lavratura do auto de prisão em flagrante, após realizarem exames de corpo de delito no hospital municipal.
O material apreendido também foi entregue às autoridades competentes para devidos fins. A direção da UPR de Itumbiara, que pertence à 4ª Coordenação Regional Prisional da Polícia Penal de Goiás, instaurou procedimento administrativo para apurar os fatos e aplicar as sanções disciplinares cabíveis aos destinatários dos materiais ilícitos, conforme determina a Lei de Execução Penal.
Os procedimentos adotados pelos servidores durante a revista dos materiais deixados pelos familiares de presos seguem as diretrizes estabelecidas pelo Governo de Goiás, em alinhamento com a Secretaria de Segurança Pública (SSP)e a Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP), para impedir a entrada de ilícitos nas unidades prisionais.
Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
Comunicação Setorial