Servidores penitenciários das Unidades Prisionais de Santo Antônio do Descoberto, no Entorno do Distrito Federal, e Mineiros, no Sudoeste do Estado, frustraram duas possíveis fugas de presos. Os custodiados, que cumprem pena por diversos crimes, foram remanejados e sofrerão sanções disciplinares.

Na noite de quinta-feira (3), agentes plantonistas realizavam a ronda na unidade de Santo Antônio do Descoberto, quando ouviram um barulho vindo de uma das celas. Ao avistarem o buraco perfurado na parede, os servidores fizeram a contenção dos detentos e a área foi isolada para a reforma. Os presos foram remanejados para outra unidade prisional.

Segundo o coordenador regional, Brunno Pereira, os custodiados, que cumprem pena por furto, roubo, homicídio, tráfico de entorpecentes e organização criminosa, utilizaram de objetos retirados da estrutura da cela para fazer o buraco.

Procedimentos administrativos internos foram abertos para apuração do fato. Após as averiguações, serão aplicadas aos detentos as sanções disciplinares, em conformidade com a Lei de Execução Penal (LEP).

“A descoberta é resultado dos eficientes trabalhos dos servidores. Por meio do rigor estabelecido em procedimentos operacionais, eles garantem a aplicação de medidas estabelecidas pelo Governo do Estado, em consonância com a Secretaria de Segurança Pública e a DGAP, no que tange a segurança dentro de ambientes carcerários”, afirma o diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires.

Sudoeste do Estado

Em Mineiros, nesta sexta-feira (4), os servidores penitenciários fizeram flagrante durante o procedimento de revista estrutural em uma das celas. Os custodiados pretendiam fugir por um túnel. Os detentos, que cumprem pena por homicídio, roubo, furto e tráfico de entorpecentes, utilizavam garrafas pets para esconder a terra do buraco perfurado.

Após a ocorrência, os envolvidos foram remanejados para as demais celas da unidade. Procedimentos administrativos internos também foram abertos para apuração dos fatos e aplicação das sanções disciplinares.

Comunicação Setorial da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)

Fonte: SEAP GO