A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Goiás (SSP) apresentou à população goiana, quinta-feira (31), o novo Plano Estratégico da pasta 2022-2031. O documento traça objetivos, estratégias e iniciativas que irão orientar a estrutura administrativa da SSP para a obtenção dos resultados almejados nos próximos dez anos.
A solenidade foi realizada no auditório da Fundação Tiradentes, no Centro de Goiânia. Na ocasião, foi ainda apresentado o Plano Estadual de Segurança Pública. O objetivo é promover ações de prevenção à violência, diminuindo os índices de criminalidade no Estado de Goiás. Os instrumentos de gestão estão alinhados à Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, ao Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e ao Plano Nacional de Segurança Pública.
O titular da SSP, Rodney Miranda, lembrou a relevância dos planos para evitar a politização da segurança pública, destacando ainda o papel fundamental dos servidores na consolidação das estratégias e metas paras os próximos anos. “O plano de segurança é uma folha de papel se vocês não entenderem a importância de vocês no processo. O esforço de cada um é que vai levar a esse sucesso na execução deste plano. Mas, principalmente, o esforço de cada um de vocês vai trazer melhoria na qualidade de vida da nossa população”, reforçou.
Entre os objetivos do Plano Estratégico da pasta para o próximo decênio está a ampliação da proteção, valorização, reconhecimento e estímulo dos profissionais de segurança pública; o aperfeiçoamento da gestão e estrutura organizacional; a otimização dos resultados nas ações e operações por meio da inteligência integrada; o aperfeiçoamento por meio do conhecimento técnico-científico; e a elevação da qualificação profissional dos servidores.
A iniciativa foi parabenizada pelo procurador-geral de Justiça de Goiás, Aylton Flávio Vechi. “Falar em planejamento em uma área tão sensível quanto a segurança pública é extremamente relevante. Nós temos visto o quanto a ação integrada das forças policiais auxilia na realização e na concretização de qualquer planejamento”, afirmou.
“Eu gostaria aqui, em nome do Ministério Público, como procurador-geral de justiça e mais ainda, como cidadão, de agradecer imensamente o trabalho que as polícias têm realizado nesse estado. É daí que vem o fruto dos índices que nós acompanhamos. Uma ação articulada, destemida e muitas vezes, uma atuação que pode não agradar a muitos que estavam acostumados com outros momentos aqui”, completou.
Participaram da apresentação o subsecretário de Segurança Pública de Goiás, coronel Agnaldo Augusto da Cruz; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos; o delegado-geral da Polícia Civil, Alexandre Lourenço; o diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires; o chefe do Estado Maior Estratégico da Polícia Militar, coronel Evenir da Silva Franco Júnior; o superintendente da Polícia Técnico-Científica, Marcos Egberto Brasil de Melo; o superintendente do Procon Goiás, Levy Rafael Alves; e o diretor-presidente da Fundação Tiradentes, coronel Cleber Santos.