06/12 8:00
Em 2020, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) iniciou a construção, reforma ou ampliação de 38 obras com o uso da mão de obra de internos e internas, através do programa ‘Trabalho com Dignidade’, em parceria com órgãos públicos. Além destas obras, mais 28 iniciaram ou foram entregues este ano, e mais 12 seguem em execução para revitalizações e melhoria da infraestrutura dos 52 estabelecimentos prisionais do Estado.
Mais de 337 custodiados (as) estiveram envolvidos nestas 38 obras, que contam com a entrega de prédios públicos, como da Central Integrada de Inquéritos e Custódia da Comarca da Ilha de São Luís ‘Desembargador Raimundo Everton de Paiva’, no bairro Outeiro da Cruz, que teve serviços de readequação da estrutura e a construção de 31 salas com móveis planejados; da reforma geral do Centro de Ensino Prof. Ignácio Rangel, que oferece educação integral; a revitalização da Unidade Regional da AGED, no bairro do João Paulo, com construção de alvenaria, pintura, instalações elétricas; a reforma geral do ‘Farol do Saber Sousândrade’, no bairro da Cidade Operária, e a manutenção predial com pintura de um galpão do Procon.
“Apesar do ano em que todos vivenciados, conseguimos realizar as ações de ressocialização voltadas para as oportunidades de trabalho e profissionalização dos internos com aprendizado nas frentes de trabalho para manutenção, reforma e revitalização de obras”, disse o secretário da SEAP, Murilo Andrade.
Em espaços públicos na cidade, foram entregues, reformadas e urbanizadas, a Praça Odorico Amaral de Matos, no bairro do Caratatiua; e 2 escadarias no bairro da Floresta, ao lado da Liberdade.
Os internos com a produção nas fábricas de blocos sextavados em concreto, também pavimentaram 5 ruas no bairro do Tibiri, Zona Rural de São Luís, pelo programa ‘Rua Digna; a extensão de mais de 1.500 metros do calçamento da Avenida dos Africanos; e os estacionamentos do Shopping da Criança com 8 mil blocos e mais 57 móveis, na Avenida Beira Mar; além do Batalhão de Polícia Militar Ambiental.
Inclui ainda o uso da mão de obra carcerária na transferência de 4 mil caixas do arquivo de uso diário da MAPA; mais a produção pela serralheria de 5 postes de iluminação para a praça do Poeta, no Centro Histórico.
A reforma de 2 galpões para a Fábrica e reformadora de Cadeiras; pavimentação externa da UPMAX; adequação do setor de saúde, construção e adequação de 6 salas para uso do projeto ‘Visita Virtual’.
Na UPFEM, foi realizada revitalização geral, como a construção da Portaria Unificada, adequação de 2 salas para uso de body scan, e para implantar a oficina de fralda, o salão de beleza e o projeto ‘Digitaliza Já’.
Obras nas UPR’s
Neste ano, mais 5 obras deram continuidade para a reforma e ampliação das UPR’s de Viana, Santa Inês, Godofredo Viana e Tutóia. Tendo a conclusão da UPR de Segurança Máxima (UPMAX) com capacidade de 120 vagas.
A Seap também deu início da construção das Portaria Unificadas da Penitenciária Regional de São Luís e da UPMAX.
Para inserção dos internos (as) em frentes de trabalho e de ações em educação estão sendo construídos mais 14 galpões, das UPR’s de Cururupu, Itapecuru, Timon, Coroatá, Porto Franco, São João dos Patos, Zé Doca, Carolina, Imperatriz, Colinas, Governador Nunes Freire, na UPR Feminina (UPFEM), a Penitenciária Regional de São Luís, e no Centro de Triagem de São Luís (COCTS) na UPSLVI.
———————————————————————————-
Camilla Andrade
Fotos: Clayton Monteles