Mesmo no período de quarentena, os transportadores de produtos ilegais continuam levando combustível e diversos materiais para o garimpo de Roraima.

Em quatro meses, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) já soma mais de 30 mil litros de combustível ilegal em apreensões. A ação dos “caroteiros”, como são conhecidos, tem se tornado corriqueira no estado, e teve aumento durante a pandemia da COVID-19.

Durante fiscalizações, na noite de quarta-feira (22) e madrugada desta quinta-feira (23), a PRF abordou veículos suspeitos e apreendeu cerca de 2.400 litros de combustível na BR-174, município de Boa Vista.

A primeira ação, foi na noite de quarta-feira (22), quando em fiscalização no km 11, mais conhecido como anel viário, os agentes abordaram um táxi com três ocupantes e, dentro do veículo, encontraram 25 carotes que continham 700 litros de diesel e 550 litros de gasolina. O condutor disse que o conteúdo pertencia a um dos passageiros.

Mais tarde, na madrugada desta quinta-feira (23), uma Saveiro/Vw foi parada, também com três ocupantes. Na carroceria, foram encontrados 200 litros de gasolina. Os policiais questionaram os envolvidos e um deles informou que o material transportado era de sua propriedade. Afirmou ainda, que a carga estava sendo levada para o garimpo.

Já na manhã desta quinta-feira, os agentes abordaram uma Amarok/VW com dois ocupantes e encontraram um tambor inoxidável com 450L de AVGAS (Gasolina de aviação) na carroceria do carro. Os dois informaram que o destino do combustível seria, novamente, o garimpo.

Uma hora depois, a equipe PRF abordou uma caminhonete TORO/FIAT com outras três pessoas. Após buscas no veículo, os policiais encontraram 500 litros de combustível na carroceria, que também comportava mantimentos.

Todos os infratores e substâncias encontradas, foram encaminhados para as Delegacias de Polícia Civil e Polícia Federal em Boa Vista, por suspeita de crime ambiental tipificado no art 56 da lei nº 9.605.

 

Núcleo de Comunicação-PRF/ RR

Texto: Ester Arruda/Davi Fernandes