Um dia de ações educativas e muita diversão com alunos e professores da rede pública de ensino

(Brasília – 16/5/2024) – Nesta quinta-feira (23), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) recebeu mais de 1,5 mil estudantes das etapas da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental das escolas públicas em evento do movimento Maio Amarelo 2024. As ações educativas aconteceram na Subsecretaria de Formação Continuada de Profissionais da Educação da SEEDF – Eape, localizada na SGAS I SGAS 907 – Asa Sul.

 

O diretor-geral do Detran-DF, Takane do Nascimento, falou sobre a importância dessa parceria com a SEEDF. “Caminhamos juntos nessa missão de formar cidadãos conscientes no trânsito. É uma constante troca de saberes entre os nossos professores do trânsito com os professores da Secretaria de Educação que também são multiplicadores dessa paz no trânsito que tanto buscamos”, disse.

O evento, exclusivo para os professores cursistas do 13º Ciclo do Curso Mobilidade e Trânsito com seus estudantes, tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de ações cidadãs de segurança no trânsito. A atividade pedagógica é um dos três momentos presenciais do curso de 120h/a realizado em formato EaD para professores da rede pública de ensino do DF.

 

“É um momento especial que marca a integração entre professores e alunos, colocando em prática os conhecimentos adquiridos no curso de uma forma divertida com o teatro, palestras, brincadeiras, além de conhecer de perto as viaturas do Detran. As crianças aprendem e se divertem”, disse a diretora de Educação de Trânsito do Detran-DF, Ana Moreira.

 

As atividades pedagógicas deste momento do curso foram compartilhadas com as crianças neste evento com apresentações de peças de teatro, mímica e musicais do Grupo de Teatro do Detran-DF; além de jogos, brincadeiras, demonstração das atividades de fiscalização e engenharia do Detran-DF e minicurso de noções de primeiros socorros destinado aos professores cursistas.

 

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, esteve presente e deixou seu recado. “A parceria com o Detran visa transformar a realidade do trânsito por meio da educação. Reconhecemos que um trânsito mais seguro e humano começa na escola. Esta colaboração foca em integrar educação para o trânsito de maneira eficaz, preparando nossos estudantes para serem motoristas, ciclistas e pedestres cuidadosos. Juntos, estamos construindo uma base sólida para um trânsito mais responsável e seguro no DF”, disse.

 

Mobilidade e Trânsito

 

O curso de formação de professores Mobilidade e Trânsito integra o programa Detran nas Escolas e visa o desenvolvimento de ações pedagógicas voltadas à Educação para o Trânsito, numa perspectiva da mobilidade segura e no desenvolvimento de uma cultura de paz no trânsito. Além disso, busca a compreensão das particularidades implicadas no transitar com segurança, nos variados espaços públicos, observando suas diferentes possibilidades, orientações técnicas e determinações legais.

 

FONTE: Detran-DF