Policiamento reforçado e mudanças no trânsito para a celebração de Nossa Senhora Aparecida

 

 

Esplanada dos Ministérios estará fechada a partir das 16h deste sábado (12); CBMDF contará com equipes de militares especializados em atendimento pré-hospitalar

 

Jaqueline Costa (Ascom/Detran-DF) e Adriana Machado (Ascom/SSP-DF)

 

 

A celebração de Nossa Senhora Aparecida, neste sábado (12), na Esplanada dos Ministérios tem previsão de alterações no trânsito e ações coordenadas para a segurança dos fiéis. A partir das 16h, a Esplanada será interditada e haverá reforço do efetivo na delegacia responsável pela região – a 5ª DP – e atuação dos bombeiros. A organização do trânsito ficará sob a responsabilidade da Polícia Militar do DF (PMDF) e do Departamento de Trânsito (Detran-DF).

 

“Nos reunimos com os órgãos envolvidos e organizadores e buscamos as melhores estratégias para garantir a segurança dos participantes. Esta é uma festa muito importante e que reúne centenas de fiéis e merece toda atenção, como sempre fazemos nos eventos desse tipo”, ressalta o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.

 

Trânsito

O Detran-DF e a Polícia Militar (PMDF) farão interdições nas vias da Esplanada dos Ministérios. O evento será realizado a partir das 9h, no gramado central próximo à Catedral Metropolitana.

 

Nesta sexta-feira (11), a partir das 23h59, as equipes do Detran-DF farão fechamentos pontuais. Nesse horário, as equipes vão interditar os acessos aos estacionamentos da Catedral e dos blocos A e B da Esplanada dos Ministérios. A via de ligação sentido S1/N1, em frente ao Museu da República também será bloqueada, sendo destinada ao estacionamento de táxis.

 

No sábado (12), o trânsito de veículos na via S1 será interrompido a partir das 16h e o fluxo será desviado para a via L2 Sul. Os veículos oriundos da L2 Sul sentido Eixo Monumental seguirão para o Buraco do Tatuí.

 

Na via N1 o bloqueio ocorrerá na altura do quartel do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF). Os acessos à N1, pelas vias Palácio Presidencial, L4 e N2 ficarão fechados. Os acessos aos estacionamentos dos Ministérios pela N1 estarão bloqueados. Os condutores poderão acessar os estacionamentos pela via N2.

 

O diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran, Glauber Peixoto, destaca a importância da atenção redobrada, especialmente para quem chega pela rodoviária. “Nossos agentes estarão responsáveis pelo controle de pedestres, garantindo uma maior fluidez no trânsito e promovendo a segurança de todos os transeuntes”, afirmou.

 

“Estamos trabalhando em conjunto com a Polícia Militar para garantir a segurança no trânsito e minimizar os impactos no fluxo de veículos durante o evento. Contamos com a colaboração de todos os condutores para respeitarem as interdições e orientações das equipes nos locais de bloqueio”, completa.

 

A previsão é que 50 mil pessoas participem da festividade. Durante o evento, as equipes do Detran-DF e da Polícia Militar atuarão nos locais de bloqueio, em pontos de travessia de pedestres e nas proximidades do evento para garantir a segurança no trânsito e coibir infrações.

 

O policiamento será reforçado em toda a região central, com empenho de tropas especializadas das forças de segurança do Distrito Federal e monitoramento por meio de imagens de câmeras, drones e informações enviadas ao Centro Integrado de Operações de Brasília.

 

O subcomandante do 1º Comando de Policiamento Regional, que é responsável pela região, tenente-coronel Rosivan Correia, ressalta a importância de estar atento aos objetos pessoais. “É um evento muito tranquilo, mas é preciso estar atento e não deixar celular à mostra, principalmente no meio da multidão. É importante guardá-lo na mochila ou na bolsa, que devem estar fechadas, na frente do peito, nunca nas costas nem do lado do corpo”.

 

O comandante de Policiamento de Trânsito, da PMDF, coronel Edvã Sousa, faz orientações quanto aos estacionamentos. “O público que se deslocar até o desfile com veículo poderá utilizar os estacionamentos dos anexos dos ministérios, dos setores de Autarquias, Bancário e Comercial. Os condutores deverão estacionar somente em locais permitidos, pois haverá fiscalização por parte dos órgãos de trânsito”.

 

Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) também atuará na prevenção de incêndios e contará com equipes de militares especializados em atendimento pré-hospitalar, circulando entre o público para uma resposta mais rápida em caso de necessidade.

 

O CBMDF recomenda, em caso de sol forte e temperaturas elevadas, o uso de roupas leves, protetor solar, bonés ou chapéus. Também é aconselhável ingerir bastante água. Equipes da corporação estarão em diferentes pontos da Esplanada e poderão ser acionadas, além de viaturas para pronto atendimento a emergências pré-hospitalares, incêndio e salvamento e poderão ser acionadas, também, pelo 193.

 

FONTE: Detran-DF