Nesta terça-feira (25/5), a Unidade Prisional Regional de Goianira lançou o “Presídio sem Tabaco”, uma ação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Trata-se de um projeto de combate ao vício dos detentos em nicotina, cujo tratamento terá duração de três meses, segundo a médica que participa da ação e faz a prescrição de medicamentos. Todo o processo será acompanhado pela equipe de saúde — que, além da médica, conta com a participação de duas enfermeiras e uma psicóloga — e vai atender cerca de 60 detentos da unidade.
No lançamento, primeiramente foi realizada uma palestra realizada pela médica, acerca da importância de realizar esse combate. Em seguida, os custodiados receberam adesivos de nicotina — um dos recursos da Terapia de Reposição de Nicotina para fornecer ao paciente doses de uma das principais substâncias viciantes do cigarro sem, contudo, as outras substâncias mais nocivas presentes nele. Esse recurso é importante e utilizado para reduzir crises de abstinência, além de auxiliar para que gradualmente a nicotina saia do organismo e, com isso, o paciente deixe de fumar.
De acordo com a Lei Antifumo (nº 12.546/2011) é proibida a entrada de cigarros em ambientes fechados total ou parcialmente. Mas essa ação da unidade de Goianira visa combater o vício e contribuir para uma melhor qualidade de vida da população carcerária, tendo em vista todas as consequências negativas do cigarro.
Diretoria Geral de Administração Penitenciária
Comunicação Setorial