- PUBLICIDADE -

Estado Autoritário e Ideologia Policial

Ontem o dia foi meio estranho. Rebebi algumas ligações estranhas falando de prisões de integrantes do GTOP, de prisões de pessoas que postaram sobre o movimento de policiais militares na internet, outras me pedindo cautela,  pra eu tomar cuidado com meus textos e pra eu moderar com cautela os comentários aqui no blog. Não entendi nada, pois meus textos são técnicos. Procurei na internet alguma informação sobre os fatos acima, mas não achei nada. Sendo assim, resolvi postar um pensamento da professora Regina Célia Pedroso para nossa reflexão:
“Polícia e Política são expressões que têm o mesmo radical, originando-se da polis grega, que é, essencialmente, o núcleo básico da convivência humana. Em princípio, Política e Polícia são atividades desenvolvidas no interesse da comunidade e não implicam a restrição à liberdade e aos direitos, mas, tão só, o desempenho de atividades de governo e administração visando o bem comum. No desenrolar da história e sob a influência de doutrinas políticas e de teorias jurídicas houve uma evolução semântica e cada uma dessas expressões ganhou sentido próprio, definindo objetivos, atividades e métodos de ação que, em princípio, não devem confurdir-se, mas devem ser reciprocamente complementares.
Na história brasileira, sobretudo a partir do início do século XX, a organização da polícia em moldes militares, com quartéis, fardas, patentes militares, continências, treinamento de ordem unida e outras peculiaridades de uma corporação militar, reflete objetivos políticos. O tempero do Liberalismo levou à adoção de fórmulas jurídicas para “legalizar” o autoritarismo dos governantes, mas permaneceu subjacente a concepção sintetizada numa frase atribuída a Washington Luiz: “Para os amigos tudo, para os inimigos a lei”. Os adversários políticos eram “inimigos” e a lei eram as regras fabricadas pelo grupo dominante, para cuja imposição se considerava justificado o uso da força.”
Continuemos atentos…Estão tentando nos silenciar. A polícia somos nós, nossa força é nossa voz!

Aderivaldo Cardoso
Aderivaldo Cardosohttps://policiamentointeligente.com
Especialista em segurança pública e cidadania, pós graduado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília
- PUBLICIDADE -

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -