Evento tem o objetivo de propor pequenas mudanças de hábitos no dia a dia para salvar vidas

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) participou, no dia 19 de novembro, de um ato ecumênico em memória das vítimas de acidentes de trânsito. A cerimônia, organizada pela Coordenadoria de Educação do Detran RJ, aconteceu na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, com a presença de autoridades e familiares de vítimas de ocorrências.

 

De acordo com a comandante do Centro de Treinamento e Reciclagem de Motoristas (CTRM), major Vanessa Gomes, que representou a corporação, o evento tem o objetivo de propor pequenas mudanças de hábitos no dia a dia para salvar vidas.

 

– O socorro em acidentes é cotidiano para nós, bombeiros. Estas ocorrências estão entre as mais numerosas nas nossas estatísticas. Este tipo de iniciativa é importante para conscientizar as pessoas de que é preciso ser responsável no trânsito. Só assim estes números podem ser reduzidos – disse a major.

 

Segundo o Detran, devido à pandemia da Covid-19, de janeiro a setembro deste ano, o número de vítimas de acidentes no Rio de Janeiro reduziu quase 40% em comparação com o mesmo período de 2019. Ainda assim, houve quase 13.500 vítimas, das quais 53% delas foram homens entre 18 e 39 anos. O local mais crítico foi a Avenida Brasil. Foram 418 vítimas nos primeiros nove meses de 2020. Em todo o ano passado, foram 973. Os dados mostram o quanto é preciso reforçar a direção defensiva para evitar mortes e feridos no trânsito do Rio.

 

A data – O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2005, a fim de alertar as pessoas sobre o alto número de mortes decorrentes de acidentes em vias das cidades e estradas. Há 11 anos, o Detran lembra a data, que ocorre no terceiro domingo do mês de novembro.

 

Produção: Equipe ACS

 

Fonte: CBMERJ