Brasília recebe mais uma edição da “Operação Força Total – Polícias Militares a Serviço do Brasil”, uma iniciativa coordenada pelo Conselho Nacional de Comandantes-Gerais de Polícia Militar (CNCGPM) e executada pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). A ação tem como principal objetivo aumentar a sensação de segurança da população por meio da intensificação do policiamento ostensivo e preventivo.

 

A operação teve início na manhã desta quinta-feira (20), com o lançamento oficial em frente ao Colégio Militar de Brasília, na Asa Norte. Durante os dias 20 e 21 de fevereiro, as forças de segurança atuarão em diversas regiões do DF, com foco especial na Asa Norte, Asa Sul e Varjão, áreas sob a responsabilidade do 1º Comando de Policiamento Regional (CPR).

 

A comandante-geral da PMDF, coronel Ana Paula Barros Habka, destacou que a operação tem um planejamento estratégico baseado em levantamentos da inteligência policial. “Nosso objetivo é intensificar o patrulhamento nas áreas com maiores índices criminais, especialmente no combate a furtos de veículos e crimes contra o patrimônio. As equipes foram distribuídas para garantir uma cobertura efetiva sem comprometer o policiamento nas demais cidades do DF”, afirmou.

 

Além da presença ostensiva nas ruas, a operação visa à realização de abordagens, bloqueios policiais e patrulhamentos em áreas estratégicas, com foco na prevenção de crimes como furtos, roubos e tráfico de drogas.

 

O planejamento da operação também considerou a alta circulação de pessoas e bens na área central de Brasília, onde estão localizados órgãos dos três poderes da República, embaixadas e empresas. A presidente do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) Brasília, Maria Celeste Gliosci, destacou a importância da presença policial para a tranquilidade da população e comerciantes.

 

Com a realização da 12ª edição da Operação Força Total, espera-se uma redução nos índices criminais e um reforço na sensação de segurança da comunidade. A operação segue até as 23h59 do dia 21 de fevereiro, com esforços concentrados nas regiões mais sensíveis do Distrito Federal.

 

A PMDF reforça que a participação da população é essencial e incentiva que denúncias sejam feitas pelo telefone 190.

Centro de Comunicação Social 

PMDF – Muito mais que segurança

Fonte: PMDF