Policiais penais da Unidade Prisional Regional (UPR) de Sanclerlândia, que corresponde à 2ª Coordenação Regional Prisional, estiveram no Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) José Eduardo do Couto, na cidade de Itaguari, nesta terça-feira (26). No encontro com os alunos, os servidores fizeram palestra sobre segurança pública, combate ao bullying e funções desempenhadas pela Polícia Penal.
A ação fez parte do Projeto “Polícia Penal nas Escolas” que, por meio da aproximação entre as instituições policial e educativa, tem o objetivo de evitar que os jovens sejam conduzidos ao mundo da criminalidade. A direção da escola foi responsável por convidar a equipe da Polícia Penal. É a segunda visita que os policiais da UPR; a primeira aconteceu no município de Americano do Brasil, há um mês.
Os encontros acontecem com base na demanda das escolas para que as equipes da Polícia Penal realizem as instruções. No início, os temas discutidos eram propostos pela própria escola; mas, posteriormente, os policiais passaram a abordar assuntos que também consideram importantes, por exemplo, delitos que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê, bem como suas punições.
De acordo com diretor da UPR de Sanclerlândia, João Paulo de Faria, a iniciativa deste projeto tem uma importância que abrange segurança pública, educação, além de auxiliar na formação moral e ética das novas gerações.
“O projeto demonstra que o papel da Polícia Penal vai além do sistema prisional e tem um compromisso social com a juventude também”, salienta o diretor. “Levar discussões e sanar dúvidas dos estudantes sobre temas que fazem parte do nosso trabalho e refletem na sociedade são maneiras de auxiliá-los na tomada de decisões. A aproximação entre a Polícia Penal e o sistema de ensino tem o objetivo de garantir um futuro melhor aos jovens e mantê-los afastados da criminalidade”, acrescenta João Paulo.
Polícia Penal GO
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
Comunicação Setorial